"sabem roubar"

União dos Vereadores do Brasil publica nota repudiando vereadora que discriminou nordestinos

Uma vereadora do município de Farroupilha, na serra gaúcha, causou polêmica nas redes sociais após afirmar em sessão pública na Câmara Municipal de Vereadores que “os nordestinos sabem muito bem se unir para roubar”. A declaração foi feita nessa segunda-feira, 22, no plenário da Casa Legislativa.

Durante o discurso, Eleonora Broilo (PMDB) ressaltou que eles (os nordestinos) “sabem ganhar propina. Eu acho que eles sabem se unir para aumentar a corrupção. Isso eu acho que eles são donos. Isso eu concordo plenamente. Talvez até eles não saibam nem falar muito bem, mas sabem roubar que é uma maravilha”, concluiu a vereadora.

A União dos Vereadores do Brasil – UVB, através do seu presidente, vereador Gilson Conzatti (Iraí/RS), vem através desta, repudiar a manifestação da Vereadora Eleonora Broilo, da colenda Câmara Municipal de Vereadores de Farroupilha/RS, durante a sessão do dia 22 de maio de 2017, quando no uso de suas atribuições legais, usou seu tempo para manifestar-se numa infeliz referência aos políticos nordestinos, delegando aos mesmos condutas que não correspondem ao caráter e postura dos homens e mulheres que atuam nos parlamentos municipais daquela próspera região do nosso país. Repudiamos, pois, tivemos ao longo dos últimos anos, a oportunidade de percorrer vários municípios do nordeste brasileiro e somos testemunhas que a essência do político nordestino é de união, trabalho e luta em favor do seu povo. A manifestação discriminatória expressada e divulgada através das redes sociais, afrontam os princípios básicos da cidadania e da federação, pois denigre um povo e uma região. O papel da União dos Vereadores do Brasil, através dos seus encontros nacionais, em especial a Marcha dos Vereadores, é exatamente o de aproximar os povos e as diversas culturas do nosso país, onde irmanados e integrados, buscamos cada vez mais, respeitar as diferenças regionais e lutar por um país melhor. Outro sim, sabemos que existem desvios de conduta de políticos e de maneira alguma, temos o direito de generalizar e muito menos de regionalizar. Por fim, reafirmo minha crença, de que é só através da política e dos políticos é que vamos mudar nosso país, à começar pelos municípios e pelas câmaras municipais.
Façamos a nossa parte. Façamos a diferença.

Em respeito ao nordeste e ao Brasil.

Brasília, 24 de maio de 2017.

Fonte: Assessoria