eleições 2018

UNANIMIDADE: PTB aprova apoio a Geraldo Alckmin na corrida presidencial

Executiva do partido se reuniu nesta 4ª; Também definiu distribuição de recursos

A Executiva Nacional do PTB aprovou nesta 4ª feira (18.jul.2018) a decisão do partido de apoiar Geraldo Alckmin (PSDB) na disputa à Presidência da República.

A escolha foi por aclamação e unânime. A ata da reunião será enviada ao TSE ainda nesta 4ª e chancelada na convenção da legenda, marcada para dia 28 de julho, em Brasília.

No documento (íntegra), o partido diz que Alckmin é capaz de realizar reformas e aumentar a produtividade do país.

O PTB tinha 1 pré-acordo com o PSDB e é 1 dos primeiros a decidir em Executiva o apoio ao tucano. O ministro Gilberto Kassab, do PSD, já tem acordo fechado com o ex-governador de São Paulo.

O PSDB espera conseguir também o apoio do chamado Centrão, grupo de legendas não ideológicas como o DEM, PRB, PP e Solidariedade. Destes, a certeza maior é do PRB. Os outros ainda discutem uma possível aliança com Ciro Gomes (PDT).

O anúncio das alianças deve se intensificar nesta e na próxima semana devido à aproximação com as convenções nacionais. Os eventos servem para selar as coligações e têm de ser realizados de 20 de julho a 5 de agosto.

DISTRIBUIÇÃO DE RECURSOS
A Executiva também definiu como será feita a distribuição de recursos para as campanhas.

Candidatos ao Senado receberão R$ 1 milhão. O repasse para quiser concorrer à Câmara dos Deputados seguirá o seguinte critério: R$ 1,2 milhão por deputado federal, somados a 1 valor proporcional ao número de votos obtidos em 2014 e ao tamanho do colégio eleitoral em disputa.

Fonte: Poder 360
Créditos: Poder 360