50 anos depois

UEPB realiza debate sobre 'maio de 1968'

O Centro Acadêmico de Pedagogia e o Departamento de Educação, do Campus III, da UEPB, em Guarabira, vão realizar evento em alusão aos ‘50 anos de um movimento revolucionário’na próxima quinta-feira, dia 14, debatendo os acontecimentos de maio de 68.

Os protestos tinham como objetivo a reforma no sistema escolar e tomariam proporções inimagináveis, levando a maior greve geral da história da França e a uma inflexão no rumo dos debates sobre política, educação, estética, comportamento e sexualidade no mundo contemporâneo. “Professores, vocês nos fazem envelhecer” e “sejam realistas, exijam o impossível” eram algumas das frases entoadas pelos estudantes franceses em maio de 1968.

Hoje, 50 anos após o histórico Maio de 68, intelectuais, artistas e pesquisadores de todo o mundo ainda buscam explicações para aqueles acontecimentos. A Jornada Acadêmica Maio de 68: 50 anos de um Movimento Revolucionário, é uma tentativa de colocar a UEPB no mapa das discussões sobre os significados e as consequências desse importante movimento francês.

Veja a programação completa:

Haverá ainda o lançamento do livro ‘1968- O ano que ficou, memórias afetivas I e II’, organizado por Telma  Fernandes e Washington Rocha, militantes estudantis na época.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba