UEPB

'A UEPB não pode viver de emergência', diz Anísio Maia

O petista ainda criticou os parlamentares do PSDB e PMDB.

O deputado estadual Anísio Maia (PT), na condição de novo presidente da Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa, comentou na manhã desta quarta-feira, 29, a crise orçamentária vivenciada pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). “A raiz do problema é que a expansão da UEPB foi usada politicamente por governos anteriores sem nenhuma estratégia político-pedagógica, mas, a partir de interesses políticos eleitorais.”

“No campus de Araruna, por exemplo, o curso de Licenciatura em Física já foi fechado por falta de matrícula. Ou seja, abriram o curso primeiro, para depois avaliar se havia demanda ou não. A situação atual da UEPB é a prova do mal que faz a ingerência política na educação. Cássio ampliou de todo jeito e Maranhão seguiu o mesmo ritmo, seguindo um só critério: a política.”

O petista ainda criticou os parlamentares do PSDB e PMDB que, ao mesmo tempo que apoiaram a PEC 55 do governo Temer que congela investimentos públicos por 20 anos, cobram ampliação dos investimentos no orçamento estadual: “Os que apoiam o congelamento de despesas em nível nacional não tem coerência para cobrar nada em nível estadual. O projeto que defendem e representam é de corte de recursos para a educação. Daqui a 20 anos eles venham falar novamente no assunto”.

“A UEPB não pode viver de emergência. Não podemos ficar administrando uma crise a cada ano. Todos nós temos que lutar para preservar nossa Universidade que é um patrimônio da Paraíba.  O atual reitor está fazendo sua parte enxugando como pode a máquina administrativa. Agora é a hora exata de discutir a UEPB, mas, com a participação da comunidade acadêmica”, concluiu.

Fonte: Assessoria