DÓLARES E EUROS

Tribunal de Contas do Município vai investigar viagens de Crivella

Inspeção extraordinária também vai analisar aumento de valores de diárias

O Tribunal de Contas do Município (TCM) decidiu nesta terça-feira, por unanimidade, instaurar uma inspeção extraordinária na secretaria da Casa Civil da prefeitura do Rio. O objetivo será avaliar as despesas do prefeito Marcelo Crivella com viagens internacionais e se de fato os recursos públicos foram usados no cumprimento de agendas oficiais. A iniciativa partiu do conselheiro José Morares. O TCM também vai analisar os motivos que levaram a prefeitura a elevar os valores das diárias pagas pela prefeitura em viagens pelo Brasil (em reais) e ao exterior (em Dólares e Euros).

A nova tabela entrou em vigor em novembro. O reajuste foi de 46,4% e virou motivo de controvérsia. O município justificou a medida alegando que as diárias não eram atualizadas desde 2011, e que o percentual corresponde à inflação acumulada no período pelo IPCA-E, adotado para corrigir os valores dos impostos. No entanto, se comparado com a inflação da moeda estrangeira, o aumento foi considerável.

No mesmo período, a inflação média dos países da Zona do Euro foi de 9,37%, enquanto nos Estados Unidos ficou em 6,31%. A nova tabela da prefeitura prevê quatro faixas de diárias, conforme o cargo que o servidor ocupa. No caso do alto escalão (incluindo o prefeito Marcelo Crivella), o valor pago é de 410,55 dólares (no exterior, exceto na Europa) e 435,87 euros (Europa).

— A gente quer esclarecer a finalidade das viagens. E neste carnaval surgiram várias versões sobre as razões que levaram o prefeito a viajar para a Europa. Ele mesmo chegou a afirmar que foi a trabalho mas não em caráter oficial — explicou Moraes.

O TCM não é o único a investigar o caso. O Ministério Público também abriu uma investigação para apurar possíveis irregularidades na viagem à Europa.

Fonte: O Globo
Créditos: O Globo