TRE-PB retotaliza votos e Raoni passa a 3º suplente de coligação

Os votos de Raoni estavam sub judice

raoni

A Comissão Apuradora das Eleições 2014 do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) retotalizou ontem os votos das eleições proporcionais para deputado estadual. Foram incluídos no resultado geral 13.808 votos recebidos pelo candidato Raoni Mendes Barreto (PDT), no entanto, a inclusão dos sufrágios não repercutiu no quadro de candidatos eleitos no Estado.

Com a validação dos votos, Raoni Mendes passa a ocupar a 3ª suplência da coligação formada por PSB, PRTB, PDT, DEM e PRP. Com isso, o candidato Djalma Barreto Mendes passa a ser o 4º suplente da coligação, que tem Hervázio Bezerra na 1ª suplência e Arthur Cunha Lima Filho na 2ª suplência.

O presidente da Comissão Apuradora, juiz Rudival Gama acredita que outras retotalizações não devem ocorrer antes da diplomação dos candidatos eleitos, que ocorrerá no próximo dia 17, no Teatro Paulo Pontes, no Espaço Cultural, em João Pessoa. “Acredito que não vai ter modificações, porque há recursos no Supremo Tribunal Federal e até o fim do ano o STF não resolve essas questões”, disse.

A retotalização é determinada pela Comissão Apuradora. “É previsto que em decorrência do recurso interposto em definitivo, é feita uma retotalização para ver se há modificação no resultado final”, explicou.

Os votos de Raoni estavam sub judice em virtude de decisão do TRE-PB por indeferir sua candidatura. Porém, o ministro Luiz Fux, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), reformou, monocraticamente, a decisão da Corte Eleitoral paraibana. “A retotalização representa a alma lavada, de poder ter aquilo que era direito desde o início.

“Poder contabilizar as pessoas que me confiaram, mesmo muita gente sendo colocada em dúvida e os próprios adversários utilizando isso. Eu tenho a oportunidade de mostrar à Paraíba inteira a idoneidade e seriedade do trabalho que venho fazendo”.

Sobre a possibilidade de ocupar uma vaga na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Raoni Mendes afirmou ser imprevisível. “O partido (PDT) hoje ocupa a vice-governadoria, mesmo eu não acompanhando a decisão partidária. Mas nós já vimos dois grandes adversários se unirem, que foi Hervázio Bezerra e Ricardo Coutinho. Então, tudo pode acontecer”, disse.

Jornal da Paraíba