do bolso do povo

Toda a população vai pagar aumento ao Judiciário, diz Bolsonaro

O presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), afirmou nesta terça-feira (27) que o aumento nos salários do Poder Judiciário será pago por "toda a população"

O presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), afirmou nesta terça-feira (27) que o aumento nos salários do Poder Judiciário será pago por “toda a população”.

Bolsonaro fez a afirmação após jornalistas pedirem que ele comentasse a decisão do presidente Michel Temer (MDB) de sancionar o reajuste de 16,38% para os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal), salários mais altos do poder público.

“Pergunta pro Temer. O Temer que decidiu sancionar”, disse Bolsonaro, ouvindo de jornalistas que a conta seria paga pela futura gestão. “Quem vai pagar é toda a população brasileira, quem vai pagar é todo mundo. A minha responsabilidade nessa área começa a partir de 1º de janeiro do ano que vem”, respondeu o presidente eleito.

É esperado que o aumento no Supremo produza o chamado “efeito cascata”, levando a reajuste em diversas carreiras na Justiça, como juízes e promotores de todo o país. Estudos das consultorias da Câmara e do Senado apontam um impacto de cerca de R$ 4 bilhões nas contas públicas.

Segundo o ministro do Planejamento, Esteves Colnago, o impacto nas contas públicas será de pelo menos R$ 1,65 bilhão. Ele esteve reunido nesta manhã com o futuro ministro da Economia, Paulo Guedes.

A sanção do reajuste por Temer levou o ministro do STF Luiz Fux a revogar o pagamento do auxílio-moradia, autorizado por decisões liminares (provisórias) do próprio Fux. O fim do auxílio-moradia foi negociado pelo STF como uma contrapartida à concessão do aumento salarial. A ideia é que o fim do pagamento do benefício compense o reajuste.

Fonte: Uol
Créditos: Uol