Saúde, desenvolvimento do Semiárido e coordenação da Bancada foram destaques da atuação de Wilson Filho em 2015

Wilson_Filho.jpg.602x393_q85_crop
Dividido entre a coordenação da bancada paraibana no Congresso, as ações de um mandato atuante e a reorganização do PTB no Estado, o deputado federal Wilson Filho avalia o ano de 2015 como um dos mais produtivos de sua vida parlamentar. Para ele, o primeiro ano de seu segundo mandato na Câmara Federal foi o reflexo de um parlamentar mais maduro, cujo foco de atuação se concentrou em questões que proporcionem melhorias nas condições de vida da população, a exemplo da Saúde e do desenvolvimento do Semiárido.

“Tivemos um ano intenso de atividades e de produção legislativa. Considero que o mais ativo até então. Isso sem dúvida alguma é reflexo da experiência que adquiri no meu o meu primeiro mandato. A maturidade e o olhar mais apurado de quem fez questão de ouvir ainda mais as pessoas nesse ano, fizeram a diferença”, avaliou.

A Saúde foi uma das áreas de destaque na atuação do parlamentar em 2015. Wilson Filho é criador e presidente da Frente em Defesa da Enfermagem e membro da Comissão de Saúde da Câmara Federal. No mês de outubro, ele mobilizou integrantes desta última para virem à João Pessoa realizar inspeção em unidades de Saúde e hospitais da Capital, devido ao grande número de denúncias sobre precariedade nos serviços e no atendimento prestado no município.

As condições encontradas nas USFs e nos Hospitais Ortotrauma de Mangabeira, Santa Isabel e Trauma Senador Humberto Lucena, motivaram o deputado Wilson Filho a destinar emendas para aquisição de um tomógrafo para o Complexo Hospitalar de Mangabeira e para a abertura do setor de hemodiálise do Hospital Santa Isabel. Ao todo, foram destinados R$ 1.300.00,00 para estas unidades mantidas pela Prefeitura de João Pessoa.

Zona Franca – Preocupado com o desenvolvimento da Paraíba, Wilson Filho defendeu a aprovação do projeto 19/2011 que cria a Zona Franca do Semiárido Nordestino. A matéria que foi aprovada pela comissão especial que analisava a matéria na Câmara dos Deputados beneficia com a isenção de impostos, 93 municípios nos nove estados do Nordeste e em Minas Gerais, partindo da sede que será em Cajazeiras. Na Paraíba serão 50 municípios. Com a aprovação, o próximo passo agora é a análise e votação em plenário.

Para garantir que a matéria seja totalmente aprovada na Câmara, o deputado iniciou a coleta de assinaturas para a instalação da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Zona Franca do Semiárido. O objetivo é promover uma mobilização para que a propositura seja discutida e levada para a votação em plenário já no início de 2016.

Coordenação da bancada – Com a responsabilidade de coordenar a bancada paraibana no Congresso, o parlamentar organizou diversos encontros com ministros e representantes do Governo Federal para discutir os projetos prioritários para a Paraíba e evitar que o Estado fosse penalizado com cortes de verbas por contra da crise financeira vivida no país.

Além disso, o parlamentar também esteve presente em encontros com a Bancada Nordestina para discussão de saída para os problemas em decorrência da seca que atinge a região, a exemplo da reunião com a ministra da Agricultura, Kátia Abreu, quando ele solicitou a prorrogação dos débitos rurais que vencem 31 de dezembro deste ano, para o final de 2017. “Nós também pedimos o perdão das dívidas, mas como o prazo para pagamento se aproxima, solicitamos com urgência o adiamento dos prazos para que os trabalhadores não percam as suas terras”, lembrou.

Projetos – Entre as matérias apresentadas na Câmara este ano está a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 127) que acrescenta artigo à Constituição Federal, para estabelecer a uniformização das ações de combate ao uso e ao tráfico de entorpecentes desempenhadas por Estados e Municípios. A PEC foi aprovada na Comissão de Constituição, Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados.

A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de Lei do deputado federal, Wilson Filho, que inclui no Plano Nacional de Viação (PNV), um trecho rodoviário com aproximadamente 57 quilômetros de extensão, federalizando rodovias estaduais da Paraíba e do Ceará, ligando a cidade paraibana de Conceição com a cidade cearense de Mauriti, até o entroncamento com a BR-116, próxima à cidade de Milagres.

Uma outra matéria também defendida e relatada pelo parlamentar paraibano encontra-se pronto para votação em plenário na Câmara Federal. O projeto estabelece jornada integral para os estudantes do ensino médio (PL 6840/13). A proposta prevê, entre outros pontos, que o ensino médio em tempo integral deverá estar disponível em 50% das escolas e para 25% dos alunos em dez anos.