837 hectares

Ricardo assina contrato de concessão de direito real de uso de terras das Várzeas de Sousa

O governador Ricardo Coutinho assinou, nesta segunda-feira (9), o contrato que concede o direito real de uso das áreas referentes ao Perímetro Irrigado Várzeas de Sousa (Pivas) ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

MST-SOUSA Foto José Marques

O governador Ricardo Coutinho assinou, nesta segunda-feira (9), o contrato que concede o direito real de uso das áreas referentes ao Perímetro Irrigado Várzeas de Sousa (Pivas) ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). No dia 26 de abril deste ano, o governador sancionou a lei e agora fez a entrega das terras em uma solenidade no acampamento Emiliano Zapata, em Sousa. Cerca de 200 famílias de pequenos agricultores serão beneficiadas com lotes em 837 hectares de terras.

Na ocasião, Ricardo falou da satisfação de poder ver o sonho do povo se transformando em realidade e ressaltou outras ações que o Governo do Estado fará para melhorar a qualidade de vida no local. “Deus me deu a oportunidade de resolver uma grande dificuldade dessa população: a falta de terra. Sei que é da terra que o agricultor tira sua dignidade. A conquista de hoje veio após muita luta, mas este é apenas o começo. Ainda queremos fazer uma escola aqui no assentamento para educar as crianças. Essa escola terá uma pedagogia diferenciada e será um espaço importante na construção do futuro deste povo. Nos próximos dias vou autorizar a licitação para a obra. E mais para frente também pretendo criar uma central de comercialização para facilitar o escoamento da produção”, ressaltou o governador.

O secretário de Agricultura Familiar, Lenildo Moraes, explicou que as famílias serão orientadas sobre a melhor forma de produzir e aproveitar a terra. “Vamos dar o apoio necessário e fazer o acompanhamento do uso dessas terras. Dessa forma, incentivaremos a produção consistente e vamos promover o crescimento da agricultura familiar nesta área”, observou.

O superintendente do Incra na Paraíba, Cleofas Caju, afirmou que o órgão está organizando toda a área e vai implementar ações que permitam o desenvolvimento da agricultora irrigada na região. “Hoje acontece o ato de entrega de mais de 830 hectares ao Incra para que assentemos cerca de 200 famílias. Essa é uma luta que se estende há anos. O Governo do Estado criou a lei que vai beneficiar estes agricultores e valorizar a produção nesse local. Estamos selecionando as famílias e, em breve, eles estarão produzindo aqui”, disse.

“Quero parabenizar a todos que reivindicaram e foram verdadeiros lutadores. Vocês merecem cada pedaço dessa terra. O Governo do Estado também está de parabéns por trazer a dignidade para este povo. Vamos continuar na luta pelo desenvolvimento do homem do campo”, frisou o deputado estadual Frei Anastácio.

O ex-prefeito de Sousa, Fábio Tayrone, participou da solenidade e agradeceu ao governador pelas ações feitas na cidade. “Hoje 200 famílias estão em festa porque terão o direito de plantar e colher nas suas terras. Isso aconteceu graças ao empenho desse Governo, que tem muitas obras no município de Sousa. Essa gestão olha por todas as cidades e pelos mais humildes”, destacou.

O representante da coordenação estadual do Movimento Sem Terra (MST), Gedeon Rodrigues, agradeceu ao Governo do Estado por promover o desenvolvimento dos agricultores da área. E enfatizou: “Para nós este momento é um avanço, porque esta terra hoje passa a ser das famílias que lutaram para ter esta conquista. Essa é uma das melhores áreas da Paraíba e vamos promover um grande crescimento nas Várzeas de Sousa. Os acampados, futuros assentados e todos do MST reconhecem a vitória que representa esse repasse para o Incra, dentro do processo de reforma agrária”.

“Entreguei ao governador, com muito orgulho, uma cesta com produtos cultivados nesta terra. Estou muito feliz por ver o nosso sonho concretizado. O povo daqui merece essa vitória”, comentou o agricultor José Correia.

“Agradeço ao MST e ao governador por este grande presente que hoje recebemos. Estamos fazendo uma festa porque lutamos muito para este dia chegar. Agora é produzir e tirar nosso sustento dessas terras”, comemorou a agricultora Rosângela Rodrigues.

Fonte: SECOM
Créditos: SECOM