bairros e comunidades

Reuniões do Orçamento Participativo com a população começam nesta quarta-feira

Em João Pessoa, o Orçamento Participativo foi transformado em lei em março de 2013.

As reuniões de participação popular do Orçamento Participativo (OP), ciclo 2018, têm início nesta quarta-feira (10). Os encontros são realizados nos bairros e comunidades e fazem parte da primeira etapa do ciclo. “Este é o momento em que a população pode expor seus anseios em relação à gestão municipal apontando e elegendo as políticas públicas prioritárias que terão o resultado homologado nas Audiências Regionais”, explica o secretário do Orçamento Participativo da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), Francisco José Silva das Chagas.

Já as audiências regionais começam no dia 25 de janeiro e vão até o dia 22 de março e fazem parte da segunda etapa do ciclo 2018. As audiências acontecem sempre às quintas-feiras em bairros diferentes. De acordo com o secretário, a expectativa é muito boa já que em 2017 demandas emblemáticas foram atendidas através do diálogo permanente entre a população e a gestão municipal.

O Orçamento Participativo é um instrumento que empodera a sociedade e fortalece o poder local, fazendo o compartilhamento de poder entre gestão e população, que participa e fiscaliza as ações do governo, além de ajudar na elaboração e implementação das peças orçamentárias: Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO); Lei Orçamentária Anual( LOA) e Plano Pluarianual (PPA).

Em João Pessoa, o Orçamento Participativo foi transformado em lei em março de 2013. Por estar consolidado na capital paraibana, o OP tem se constituído em referência para que outras Prefeituras também adotem a democracia participativa em suas gestões.

Fonte: PMJP
Créditos: Mônica Melo