Avanço

Renato Gadelha pede apoio de Blairo Maggi para o cultivo de algodão e coco na Paraíba

 

O deputado Renato Gadelha (PSC) participou do Encontro Regional da Agricultura, que contou com a presença do Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, em Campina Grande.

O deputado paraibano teve oportunidade de conversar com o Ministro e aproveitou para apresentar pleitos de interesse da Paraíba. “Foi uma conversa rápida, mas muito produtiva. Pedi o apoio do Ministério no sentido de garantir a retomada da cultura do algodão na Paraíba, além de alterações no sistema de irrigação utilizado no Perímetro Irrigado de São Gonçalo, em Sousa”, explicou Renato Gadelha.

A Paraíba já ocupou lugar de destaque na produção do algodão, até o declínio da cultura atacada pelo bicudo. O Ministro Blairo Maggi é produtor rural no Mato Grosso, atual maior produtor de algodão do país. “Maggi lembrou o apoio dado pela Paraíba no início da produção no MT e entende que chegou a hora de se fazer o caminho de volta, retribuindo a ajuda da Paraíba”, revelou o deputado. Renato lembrou que desde o fim da cultura do algodão, a Embrapa busca, sem sucesso, uma cultura para substituí-lo. “Entendo que temos totais condições de voltar a produzir algodão no estado, gerando emprego e renda”, avalia Gadelha.

A atual produção de algodão na Paraíba é proveniente de agricultores familiares e pequenos produtores. “Com incentivos, planejamento e investimentos, esse cenário pode ser ampliado. Renato lembra que o algodão é versátil, e “pode ser plantado em qualquer tipo de solo com excelente produtividade”.

Quanto à irrigação em São Gonçalo, o deputado Renato Gadelha solicitou que se faça um levantamento quanto ao perfil da irrigação utilizada na região. “Atualmente, as lavouras são irrigadas por inundação, o que acaba desperdiçando água. Precisamos adequar as culturas à realidade enfrentada pelo estado, não temos água em abundância”. Gadelha entende que com a chegada das águas do São Francisco, a região deve vivenciar um aumento no cultivo de terras irrigadas, e o bom uso da água é imprescindível. “Imagino que o gotejamento ou a microaspersão tragam melhores resultados”. A região de Sousa é conhecida pela cultura do coco, mas também produz outras frutas de reconhecida qualidade. “A Paraíba precisa estar preparada para as novas oportunidades que as águas da Transposição no trarão”.

Mapeamento do solo

Renato Gadelha reconhece que, sozinho, o Ministério da Agricultura não pode resolver o problema. “Precisamos de ações locais, promovidas pelo Governo do Estado. Não temos, por exemplo, um mapa das vocações regionais para agricultura, essencial para o bom aproveitamento do solo”. Renato cobrou mais apoio do Executivo Estadual aos agricultores. “Estamos vivendo uma seca sem precedentes, o que acaba deixando a agricultura esquecida. Este é o momento de planejar. Deveremos ter chuva nos próximos anos e certamente teremos água do São Francisco, temos que usar esta oportunidade em favor do desenvolvimento da Paraíba”. O deputado adiantou que irá à Brasília para um encontro com o Ministro. “Vamos agendar uma audiência e levarei ideias e projetos concretos. Senti disposição do Ministro Blairo em ajudar no desenvolvimento da Paraíba”.

Fonte: Assessoria