pedido apresentado

Rede apresenta pedido de impeachment de Temer à Presidência da Câmara

Partido se baseia nas suspeitas de que doações de caixa 2 da JBS teriam financiado reforma na casa de Maristela Temer, filha do presidente.

A Rede vai apresentar nesta quarta-feira (18/4), às 15h, junto à Presidência da Câmara dos Deputados, pedido de impeachment contra o presidente Michel Temer (MDB), por suposto crime de responsabilidade de violação à probidade e ao decoro.

A denúncia popular será feita com base nas suspeitas de que doações de caixa 2 da JBS teriam financiado reforma na casa de Maristela Temer, filha do presidente, em 2014, orçada em aproximadamente R$ 1 milhão pela Polícia Federal. João Batista Lima Filho – o coronel Lima – é suspeito de ser responsável pela captação de recursos irregulares paraTemer, por meio de suas empresas, em especial a Argeplan.

Embora os atos sejam anteriores ao mandato presidencial, a Rede argumenta que Temer respondeu a questionário da Polícia Federal, em janeiro de 2018, no qual afirmou jamais ter recebido valores de caixa 2 ou realizado transações financeiras com o coronel Lima.

“Confirmadas as denúncias quanto à reforma milionária na casa de sua filha, o presidente terá mentido, no exercício do mandato, à autoridade policial, não estando a salvo de responder, portanto, por este ato de quebra de decoro. Vale lembrar que (o ex-presidente da Câmara) Eduardo Cunha foi cassado igualmente por mentir em investigação criminal, em depoimento a uma CPI”, afirma a Rede.

A petição pede a perda do mandato e a suspensão dos direitos políticos de Temer por 8 anos e dependerá de aceitação do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), para que o processo se inicie.

Fonte: Metrópoles
Créditos: Redação Metrópoles