equilíbrio e coerência

Raimundo Lira parece um novo José Américo e vai se consagrando o grande nome para Governador - Por Eilzo Nogueira Matos 

Pois aí está: esperto e discreto, Lira é senador destacado no exercício do mandato. Ficha Limpa, acredito, tornou-se nome nacional presidindo com equilíbrio e coerência, a famosissima e histórica Comissão Especial do Impeachment da presidente Dilma Roussef. E parece um novo José Américo que socorreu os nordestinos nas grandes secas do século passado, abriu estradas.

RAIMUNDO LIRA O MELHOR PARA GOVERNADOR, COM CERTEZA.

Por Eilzo Nogueira Matos

Lira_Comissao_Avaliacao
Surgiu como um meteoro na política paraibana o sertanejo Raimundo Lira. Com o efeito do um relâmpago dentro de um cumulo-nimbo (torreão) no céu da seca. Brilhou, estrondeou um trovão e desapareceu sem deixar marca duradoura. Falo no uso e no gosto da linguagem sertaneja. Votei nele, e amarguei a decepção da expectativa do seu licenciamento para assumir um dos seus suplentes (dois naquela época), que nos representavam condignamente na cena política: o prefeito Sinval Gonçalves e a doutora Fátima Pires Gadelha de ilustre tradição familiar e brilhante inteligência.
Afinal, no campo da ética, o exercício dos mandatos políticos tem o objetivo da representação, não da negociação. Ele desapareceu, ignoro as circunstâncias que o levaram ao estranho desiderato. Lira continuou com a sua reconhecida competência, na área empresarial, já vitoriosa em Campina Grande como concessionário da revenda de veículos. Afastado da atividade política recolhi-me a uma modesta fazenda no sertão e o perdi de vista. Falam que hoje é um dos mais destacados e ricos no Centro Oeste e no Sul do país. Competência que a globalização neoliberal premia e lhe abre caminhos.
Eis que, sem atuação pessoal e partidária, mas pelo hábito, eu colhia informações de tudo na política paraibana, que a midia possibilita. Julgando-me um sabedor nesta área, fui surpreendido com a posse do citado empresário no senado da república. Como? Desconhecia a sua candidatura. Estirei as pernas e bolei na rede costumeira, que curto no alpendre. O caos universal ofereceu-me a explicação. Aonde nos econtrarmos, interagimos no cenário global em fases e eras sociais, astronômicas que a sociologia e a quântica analisam e explicam.
Naturalmente (dado a grandeza do episódio, minimizada na esperteza do resultado), Lira negociara com o titular, o exercício meio-a-meio do mandato, de uso na política. Daí ter eu recorrido à expressão quântica, que surgiu como a tentativa de explicar a natureza naquilo que ela tem de menor: uma unidade discreta. Porem essencial, como sentenciam a física quântica, o general SunTsu no seu “A Arte da Guerra”, e consagra o proverbio lusitano: “O segredo é a alma do negócio”.
Pois aí está: esperto e discreto, Lira é senador destacado no exercício do mandato. Ficha Limpa, acredito, tornou-se nome nacional presidindo com equilíbrio e coerência, a famosissima e histórica Comissão Especial do Impeachment da presidente Dilma Roussef. E parece um novo José Américo que socorreu os nordestinos nas grandes secas do século passado, abriu estradas.
As teses e metas de Lira são as que reclamam a regiâo: a urgente conclusão da transposição das águas do São Francisco com um novo ramal para o vale do Piancó, neste momento com a reserva hidirica de Coremas/Mãe Dágua reduzida a menos de 10%, insuficiente para atender esta região e mais de oitenta municípios na Paraiba e no Rio Grande do Norte. Quanto a estradas ele anuncia a duplicação da BR 230 de Campina Grande para Cajazeiras. A Paraiba se orgulhará do seu senador sertanejo.
Não alimento nenhuma pretensão política e administrativa, partidária, pessoal, familiar. Somente o patriotismo, do amor ao meu Estado e aos meus conterrâneos, motivam este comentário. E o reconhecimento da auspiciosa presença de Lina no Senado. Sou daqui mesmo e sofro e desfruto a região com os seus problemas e a sua tradição.

Fonte: facebook
Créditos: Eilzo Nogueira Matos