Cidade dos canaviais

RADIOGRAFIA DA POLÍTICA - DO CAOS A 2018: Em Santa Rita, Panta reedita a disputa de 2016 contra Zé Paulo e Henrique Maroja é a terceira via; por Felipe Nunes

Depois de ter passado por uma das maiores crises políticas de sua história desde a eleição de Reginaldo Pereira e Netinho de Várzea Nova, em 2012, a cidade de Santa Rita enfim caminha para um quadro de normalidade institucional. Hoje, três grupos se destacam na disputa política do município.

Depois de ter passado por uma das maiores crises políticas de sua história desde a eleição de Reginaldo Pereira e Netinho de Várzea Nova, em 2012, com uma aguda crise política e administrativa, a cidade de Santa Rita enfim caminha para um quadro de normalidade. Hoje, três grupos se destacam na disputa política do município.

A liderança mais forte da cidade, naturalmente, é o médico Emerson Panta (PSDB), eleito prefeito na última campanha municipal com mais de 50 mil votos, o que corresponde a 70,16% dos votos válidos, contra o candidato derrotado na ocasião, Zé Paulo (PSB), que obteve 23,35% dos votos. Na época, Panta foi eleito em meio a um sentimento de mudança e protesto frente ao caos administrativo que a cidade enfrentara.

O prefeito lançou sua esposa, Jane Panta, como a candidata governista a deputada estadual. Ela pertence ao Progressistas e é apoiada pelo prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PV) e por seu irmão, Lucélio, que é pré-candidato a governador. Jane também é aliada do senador Cássio Cunha Lima (PSDB) e deve apoiar também Manoel Júnior (PSC) como o segundo nome para o Senado. Oficialmente, ela também apoia Ruy Carneiro para deputado federal.

Na cidade, o grupo de situação conta com uma maioria apertada na Câmara de Santa Rita, com 10 vereadores, contra 9 oposicionistas.

O deputado estadual Zé Paulo (PSB) é hoje a principal força oposicionista da cidade. Ele foi eleito deputado estadual na eleição de 2014 com 25.341 votos. Além de empresário, ele já exerceu mandato de vereador e foi secretário municipal. Em 2018, ele tentará a reeleição à Assembleia Legislativa com o apoio do governador Ricardo Coutinho, também do PSB.

Ele vota em toda a chapa encabeçada pelo PSB, tendo como pré-candidato ao governo João Azevedo e ao Senado Veneziano Vital do Rego. Uma fonte ligada ao deputado afimou que ele ainda não tem pré-candidato a deputado federal. Ele conta também com o apoio de outras lideranças da região metropolitana, como do ex-prefeito de Bayeux, Expedito Pereira, também do PSB.

Uma terceira via submerge do cenário político de Santa Rita, sendo personificada por Henrique Maroja, cuja família já governou a cidade, a última vez há 16 anos, e já representou o município na Assembleia Legislativa. Henrique vai tentar capitalizar os feitos de sua família para tentar uma cadeira de deputado estadual. Henrique Maroja, do PPS, também deve apoiar João Azevedo para o governo do Estado.

Outros nomes da cidade, que outrora foram lideranças poderosas, estão apagadas, como o ex-prefeito Marcus Odilon e seu filho, Quinto. Marcus Odilon já foi prefeito de Santa Rita por quatro vezes (1976, 1988, 2004 e 2008), tendo feito muitas obras, como calçamento de ruas e construção de praças, mas posteriormente enfrentou desgaste político, durante a última administração.

SANTA RITA

O município de Santa Rita está localizado na região metropolitana de João Pessoa e possui o quarto maior PIB da Paraíba, atingindo 1.624.386 em 2012. A cidade possui 136.851 habitantes e 89.150 eleitores. A economia de Santa Rita é sustentada pela agricultura e agropecuária, destacando-se pela produção de abacaxi e Cana de açúcar. O território da cidade também abriga várias indústrias que produzem, dentre outros produtos, calçados, cerâmica, estofados etc.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba