Apoios

RADIOGRAFIA DA POLÍTICA: Em Mamanguape, Maria Eunice é o cais de João Azevedo; oposição se divide entre Maranhão e Lucélio

 

A série ‘Radiografia’ continua diagnosticando a política do Vale do Mamanguape. Hoje, o alvo é a própria cidade de Mamanguape, que dá nome à região. Assim como outras cidades paraibanas, Mamanguape é historicamente marcada pelo acirramento político entre os grupos que disputam a hegemonia política local.

O município é atualmente governado por Maria Eunice, do PSB, que foi eleita prefeita no ano de 2016 contra o grupo político que governava a cidade.

Na época, com o apoio do governador Ricardo Coutinho, Maria Eunice venceu a eleição com 52,70% dos votos, contra o ex-prefeito Fábio Fernandes (MDB), que era o candidato apoiado pelo então prefeito Eduardo Brito. Após a derrota, a oposição se dividiu na cidade em dois principais grupos.

Apesar da fragmentação política no aspecto geral, na Câmara Municipal da cidade o grupo oposicionista liderado pelo ex-prefeito Eduardo conta com 7 vereadores, um número maior do que os 6 parlamentares que fazem parte da bancada de situação.

Contexto em 2018

A atual prefeita deverá seguir fielmente seu grupo político. Ela deverá votar em Hugo Motta (PRB) para deputado federal e em Ricardo Barbosa (PSB) para um cargo na Assembleia Legislativa. Na corrida para o Senado, os apoios dela serão direcionados a Luiz Couto (PT) e Veneziano Vital do Rego (PSB).

Já o ex-prefeito Eduardo Brito deverá direcionar seu apoio ao vereador de João Pessoa Eduardo Carneiro (PRTB), que é candidato a deputado estadual. Para federal, ele deverá ficar com Aguinaldo Ribeiro (Progressistas). Quanto á disputa para o governo, o voto dele será de Lucélio Cartaxo (PV), e tudo indica que os candidatos ao Senado são Cássio Cunha Lima (PSDB) e Daniella Ribeiro (Progressista).

O senador José Maranhão (MDB) vai contar com o apoio de Fábio Fernandes para o Governo do Estado. Ele deverá disputar uma vaga na Assembleia Legislativa e vai apoiar Rui Carneiro para a Câmara Federal (PSB). O apoio dele para o Senado deverá ser atribuído a Roberto Paulino, o único candidato da chama emedebista.

Aspectos gerais 

Mamanguape foi elevada à categoria da cidade através da Lei nº 1 de 25 de outubro de 1855, e sancionada pelo Dr. Flávio da Silva Freire, mais conhecido como Barão de Mamanguape.

Antes, Mamanguape foi aldeia e vila. O povoado prosperou graças à abundância de recursos naturais encontrados na região, às margens do Rio Mamanguape, e por isso tinha água em abundância e solo fértil. O nome Mamanguape deriva do tupi ‘tupi mamã-guape’, nome de um local utilizado para se beber água.

A economia da cidade já passou por altos e baixos e já foi considerada uma das maiores da Paraíba. Hoje a agricultura, o comércio e o setor dos serviços sustentam a cidade.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba