com transposição

Racionamento em CG vai ser reduzido na próxima semana

Informação foi confirmada pelo gerente regional da Cagepa, Ronaldo Meneses

O racionamento de água em Campina Grande vai ser reduzido na próxima semana, quando se prevê a chegada das águas da Transposição do Rio São Francisco ao espelho d’água do Açude Epitácio Pessoa, em Boqueirão. A informação foi confirmada pela gerência regional da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), na quinta-feira (13). O fornecimento vai ser ampliado em quase um dia para as zonas 1 e 2.

Conforme informações do gerente regional da Cagepa, Ronaldo Meneses, o órgão já foi autorizado a prorrogar o abastecimento da zona 2 e antecipar o fornecimento da zona 1. Atualmente, o abastecimento na zona 2 se inicia às 5h das quintas-feiras e é finalizado às 13h do sábado. Com a mudança, esse setor passa a receber água até às manhãs de domingo.

Já o fornecimento de água na zona 1 é feito das 5h das segundas-feiras até a meia-noite das quartas-feiras. Agora, os moradores dos bairros que integram essa zona vão começar a receber água de maneira antecipada, prevista para o fim das tardes de domingo.

Antes desse atual modelo, o abastecimento em Campina Grande era interrompido às 17h do sábado e só é retomado às 5h quarta-feira, sem a divisão de zonas. Antes disso, o abastecimento acontecia das 17h do sábado às 5h da terça-feira. O racionamento começou em dezembro de 2014, quando as águas deixavam de sair das torneiras às 17h do sábado e voltavam às 5h da segunda-feira.

O gerente da companhia informou que o racionamento só será finalizado quando o manancial atingir cerca de 8,2% da capacidade total, com esse volume o açude sai do chamado volume morto.

O açude Epitácio Pessoa tem a capacidade para armazenar 411.686.287 metros cúbicos de água, mas está com apenas 12.239.445, o que equivale a cerca de 3%, segundo dados da Agência Executiva de Gestão de Águas do Estado do Estado da Paraíba (AESA).

Águas do ‘Velho Chico’ já estão na bacia de Boqueirão

As águas da transposição do Rio São Francisco começaram a chegar ao açude Epitácio Pessoa, no município de Boqueirão, no Cariri do Estado, na manhã da última quarta-feira (12). A informação foi confirmada pelo presidente da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), João Fernandes.

Na Paraíba, a transposição começou a chegar na noite do dia 8 de março, três dias antes do previsto pelo Ministério da Integração Nacional. Após passar pelo reservatório de Poções, em Monteiro, as águas chegaram ao terceiro reservatório no dia 20 de março, passando pelo açude de Camalaú.

Ministro da Integração comemorou a chegada da água em Boqueirão com ato simbólico

O ministro da Integração Nacional, Hélder Barbalho, esteve no município de Boqueirão, para comemorar a chega das águas da trasnposição ao reservatório Epitácio Pessoa na quinta-feira (13). No evento, ele afirmou que a prioridade da água é para o consumo humano. Segundo os organizadores do evento, o ato foi simbólico, pois as águas do Velho Chico ainda não chegaram ao espelho d’água do açude que atende à Região Metropolitana de Campina Grande.

Fonte: Jornal da Paraíba