PT

PT perde mais de mil diretórios municipais e encolhe 27% no último processo eleitoral

Nos locais em que não foi possível compor o diretório municipal, os diretórios serão substituídos por comissões provisórias

De acordo com os números do Processo de Eleição Direta (PED) do Partido dos Trabalhadores (PT), realizado no último dia 9, das 4,1 mil cidades onde o partido está organizado, cerca de 1.120, 27% do total, não conseguiram organizar nem sequer uma chapa de 20 filiados para compor o diretório municipal.

Nos locais em que não foi possível compor o diretório municipal, os diretórios serão substituídos por comissões provisórias.

Ao todo, 290.124 filiados compareceram ao processo eleitoral do partido em 3 mil municípios de todo o país. O número de votantes, no entanto, foi de 31%, inferior ao do PED anterior, em 2013, que teve 425 mil participantes.

Alguns dirigentes do partido apontam que o desaparecimento em algumas das cidades diz respeito à dificuldade para o preenchimento de cotas obrigatórias destinadas a negros, índios, mulheres e jovens. Enquanto outros admitem que o encolhimento do partido é reflexo da crise instaurada no PT desde o início da Operação Lava Jato, em 2014.

A debandada de prefeitos e vereadores para outros partidos também influencia a situação crítica em grande parte das cidades onde os diretórios foram extintos.

De acordo com o PT, 909 cidades nem sequer se credenciaram para eleger um diretório municipal e outras 210 não conseguiram realizar a eleição. Em 89, o partido não cumpriu o quórum mínimo de eleitores.

Fonte: Click PB