eleições 2018

PT lança Comitê Estadual para fortalecer candidaturas de mulheres

A Secretaria Estadual de Mulheres do PT Paraíba lança nesta quarta-feira, dia seis de junho, às 17 horas, na sede regional do partido, à Rua Irineu Jofilly, em Jaguaribe, João Pessoa, o Projeto Elas Por Elas.

O evento reunirá pré candidatas às eleições de 2018, mulheres partidárias, militantes feministas e dos movimentos sociais. Na oportunidade será inaugurado o Comitê Elas por Elas, instrumento organizado pelas Secretarias de Mulheres do PT nos Estados, para oferecer condições políticas e materiais à consolidação de lideranças mulheres.

O projeto também visa incentivar, fortalecer e dar visibilidade às candidaturas femininas. O propósito é tornar essas candidaturas mais competitivas proporcionando a ampliação da participação das mulheres no Parlamento e em outros espaços de poder e decisão.

A jornalista Zezé Béchade, secretária estadual de mulheres do PT Paraíba e coordenadora do Comitê Elas por Elas, disse que o comitê vai contribuir para tornar as candidaturas femininas mais viáveis e reais. Para isso subsidiará a formação das pré candidatas, o planejamento estratégico das candidaturas, e as orientações jurídicas às candidatas mulheres.

De acordo com a secretária, o objetivo é criar uma rede de influência feminina por todo país, elegendo senadoras, governadoras, deputadas federais e estaduais. “Entendemos que só a luta coletiva transforma” disse.

Zezé Béchade afirma que é urgente um salto na percepção do potencial da atuação feminina para construção de um projeto político para o Brasil. “As mulheres ganharam grande visibilidade em sua luta, fazem-se necessárias que dialoguem com este novo cenário histórico. A ampliação da representação política das mulheres não se dará de maneira espontânea, mas com uma atuação contundente e direcionada dentro do partido político”.

Segundo Zezé, diante do cenário, só conseguiremos mudanças com investimentos e formulação de políticas bem definidas e organizadas. “Que valorizem a atuação das mulheres, as tirem do papel de coadjuvantes e as faça protagonistas de sua história”.

As políticas públicas destinadas às mulheres nos governos de Lula e Dilma Rousseff mudaram a realidade de milhões de mulheres brasileiras. No início do governo Lula, em 2003, foi criada a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) que ajudou na construção de políticas públicas de combate à violência e no estímulo da autonomia econômica, saúde, educação das mulheres e em defesa da igualdade de gênero.

Fonte: Assessoria
Créditos: Assessoria