que farão ?

“Prendem Delcídio e deixam Jucá solto? Fomos feitos de trouxa?" - Por Marcelo Auler

A pergunta acima circulou em postagens no Face book na manhã desta segunda-feira (23/05), após o repórter Rubens Valente, da Folha da S. Paulo, divulgar as conversas do novo ministro do Planejamento, Romero Jucá, com o ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado.

Juca-e-o-STF-Tijolaço

Do Tijolaço:
“E agora que todo mundo sabe que você foi feito de trouxa? E como trouxa ainda gritou moralismos para seus amigos”.
Do Tijolaço, prenderam Delciíio e o que farão com Jucá?
A pergunta acima circulou em postagens no Face book na manhã desta segunda-feira (23/05), após o repórter Rubens Valente, da Folha da S. Paulo, divulgar as conversas do novo ministro do Planejamento, Romero Jucá, com o ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado. Na conversa transparece que combinavam como estancar a Operação Lava Jato, como mostra a reportagem: Em gravações, Jucá sugere pacto para deter avanço da Lava Jato.

O que veio à público é o que todos sempre suspeitaram, muito embora Jucá tenho corrido à CBNpara negar que estivesse falando da Lava Jato. Segundo disse em entrevista à rádio, referia-se a estancar a sangria da economia: Jucá admite diálogo sobre um suposto pacto contra a Lava-jato.

Repetiu as explicações na entrevista coletiva na manhã desta segunda-feira (23/05) tentando mostrar que a preocupação dele era com a situação econômica. Mas, diante dos diálogos publicados por Valente (que reproduzimos mais abaixo) fica difícil acreditar que eles não falavam da Operação Lava Jato. Por exemplo, quando Machado diz que o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, está disposto a pegar Romero Jucá não existe relação com a situação econômica:

“MACHADO – Eu estou muito preocupado porque eu acho que… O Janot [procurador-geral da República] está a fim de pegar vocês. E acha que eu sou o caminho.

JUCÁ – Você tem que ver com seu advogado como é que a gente pode ajudar. […] Tem que ser política, advogado não encontra [inaudível]. Se é político, como é a política? Tem que resolver essa porra… Tem que mudar o governo pra poder estancar essa sangria”.

Ou ainda, quando o ex-presidente da Transpetro fala sobre Renan Calheiros e Eduardo Cunha, lembrando que a conversa foi em março, muito tempo antes do presidente da Câmara ser afastado do cargo por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). A conversa mostra uma preocupação sim com a sobrevida dos políticos e não a recuperação da economia.

“MACHADO – O Renan [Calheiros] é totalmente ‘voador’. Ele ainda não compreendeu que a saída dele é o Michel e o Eduardo. Na hora que cassar o Eduardo, que ele tem ódio, o próximo alvo, principal, é ele. Então quanto mais vida, sobrevida, tiver o Eduardo, melhor pra ele. Ele não compreendeu isso não”.

Ou ainda, no momento em que falam que a ficha caiu entre os políticos do PSDB, com Jucá acrescentando que “Todo mundo na bandeja para ser comido“, referindo-se ao possível envolvimento dos tucanos na lavagem.

Agora não importa como e quando Jucá cairá, a questão passa a ser outra, tanto junto ao público que apoiou o golpe que derrubou Dilma Rousseff, como junto à Procuradoria Geral da República e do Supremo Tribunal Federal.

Fonte: Do Tijolaço
Créditos: Do Tijolaço