investimentos

Prefeitura intensifica investimentos em cultura e lazer para a população de João Pessoa

As ações culturais se multiplicaram na Capital em 2017. Ano em que a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) intensificou os investimentos em cultura e lazer, resgatando o desenvolvimento da nossa identidade cultural. Eleita pela Unesco como Cidade Criativa, João Pessoa conta com uma programação permanente de ocupação cultural do Centro Histórico, o AnimaCentro.

Encabeçando a lista, a Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes se sagrou, por mais um ano, como um dos pontos turísticos, artísticos e culturais mais visitados da Capital, com uma média anual de visitação de 85 mil pessoas. A Estação foi palco para congressos, conferências, fóruns, simpósios, espetáculos de dança, teatro, palestras, reuniões, minicursos e encontros.

Dos eventos que mais movimentaram a casa este ano, podemos destacar Dia de Ler, Colônia de Férias, Estação Criança, Olimpíada de Robótica, Festival de Dança, Exposições, Semana do Músico e outras atividades que reuniram milhares de pessoas.

Outro grande diferencial foi a visitação de mais de 300 escolas, entre públicas e particulares, de João Pessoa e outros municípios e Estados, contabilizando a participação de mais de 14.000 alunos nas atividades oferecidas pela Estação, a exemplo das oficinas, exposições, laboratórios de astronomia, robótica, planetário e Caminho do Conhecimento.

AnimaCentro – O Centro da cidade também ganhou destaque na gestão. O programa AnimaCentro garante a ampliação e manutenção de uma agenda de atividades artísticas para dar ainda mais vida a um conjunto de espaços históricos resgatados e revitalizados na região onde o município nasceu. Este é o maior projeto de intervenção cultural já realizado, unindo revitalização e dando sentido à ocupação da área central da Capital.

O AnimaCentro ocorre em seis polos distintos: o Parque da Lagoa, a Praça da Independência, o Hotel Globo, a Casa da Pólvora e o Centro Cultural Pavilhão do Chá, além do Casarão 34, com o fortalecimento de atividades já permanentes como o Sabadinho Bom.

Nesses seis pontos, nos últimos 30 dias, foram realizadas mais de 60 atividades culturais, a exemplo de concertos, apresentações de teatro, de dança e de circo, lançamentos de livro, recitais e exposições.

A programação natalina do Parque da Lagoa abriu espaço para apresentar ao público pessoense toda a beleza e riqueza da culturaL popular e a magia do teatro, dentro da programação do AnimaCentro.

O Pólvora Cultural marcou o ano de 2017 – O projeto tem como objetivo dar prosseguimento a política de ocupação ordenada e responsável do Centro Histórico e expandir o mercado de trabalho para os artistas locais, que se apresentam todos os domingos no Centro Cultural Casa da Pólvora, sempre a partir das 16h.

A gestão requalificou a Praça Venâncio Neiva e o Pavilhão do Chá passou a ser um Centro Cultural. Um espaço para diversas atividades culturais envolvendo as artes, como música, dança e literatura, além de exposições, oficinas e palestras. Recebendo, inclusive, o Chá Solidário.

 

 

Fonte: PMJP
Créditos: PMJP