Seminário

Prefeitura de Santa Rita promove seminário de controle no TCE-PB

Servidores e gestores públicos participaram nesta sexta-feira (15) do 1º Seminário de Controle da Administração Pública, realizado durante todo o dia no auditório do Tribunal de Contas da Paraíba (TCE-PB).

Servidores e gestores públicos participaram nesta sexta-feira (15) do 1º Seminário de Controle da Administração Pública, realizado durante todo o dia no auditório do Tribunal de Contas da Paraíba (TCE-PB). Promovido pela Prefeitura de Santa Rita, por meio da Controladoria Geral do município, o evento teve o apoio da Corte e debateu teses e práticas de controle interno, gestão e fiscalização de contratos.

Abrindo o seminário, o presidente do TCE-PB André Carlo Torres realçou a iniciativa de discutir tais temas a partir de uma gestão, quebrando, segundo ele, um dualismo que se fazia evidente no passado no cenário da administração pública. “Estamos quebrando as divisas entre órgão fiscal e administrador, colocando todos no mesmo patamar participativo e colaborativo, junto com a população, com o propósito de melhorar o serviço público, com mais eficiência, eficácia e efetividade”, afirmou o conselheiro.

Em seu pronunciamento, o prefeito de Santa Rita, Emerson Panta, destacou a parceria com o TCE, que tem alertado os municípios para o devido cumprimento legal dos seus atos. “O Tribunal abriu as portas sempre que Santa Rita precisou, assim como a todos os municípios da Paraíba, beneficiando todos os cidadãos. Os alertas são balizadores para gestores e controladores da gestão pública”, disse o prefeito.

Para Sheila Barreto Braga, procuradora do Ministério Público de Contas, um dos desafios das administrações é trabalhar na alocação de recursos, combatendo a corrupção e otimizando os serviços. “O gestor que não valoriza o controle ou não tem competência ou tem má fé”, disse ela, destacando a importância do seminário.

O evento prosseguiu com a participação de palestrantes de atuação e experiência em órgãos de controle, que debateram para um público composto por gestores, controladores e representantes de entidades de diversos municípios paraibanos, a exemplo de Campina Grande, Bayeux, Sapé, Esperança, Cabedelo, Pilõezinhos, São José de Caiana e João Pessoa.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Assessoria