Orçamento Participativo

Prefeito participa da abertura do ciclo de plenárias do Orçamento Participativo 2017

A primeira reunião será com os moradores da 4ª e 12ª Região.

As demandas e anseios das populações de todos os bairros de João Pessoa começam a ser discutidas na noite desta quinta-feira (9). A partir das 19h, o prefeito Luciano Cartaxo participa da abertura do ciclo de plenárias do Orçamento Participativo 2017. A primeira reunião será com os moradores da 4ª e 12ª Região de Participação Popular (RPP), no Centro Cultural Adeilton Pereira, no bairro Colinas do Sul.

O ponto mais importante do ciclo do Orçamento Participativo são as audiências públicas. O principal objetivo das plenárias este ano é aprofundar a relação da população com o secretariado. Não apenas por ser a hora em que as demandas são eleitas, mas porque é a oportunidade de conversar diretamente com os secretários municipais e com o próprio prefeito. Trata-se de uma oportunidade da população apresentar melhor os problemas e soluções da cidade aos gestores.

As reuniões das plenárias têm resultado em uma série de benefícios. Escolas, postos de saúde e calçamento de ruas são as principais demandas da população. Como consequência, esses têm sido os principais investimentos da Prefeitura Municipal de João Pessoa nas regiões atendidas pelo OP.

Ciclo 2017 – Para o ciclo 2017, ao invés de 14 plenárias ocorrerão sete. Cada uma reunirá a população de duas Regiões de Participação Popular (RPP). As RPPs são a maneira como o Orçamento Participativo agrupa os bairros da cidade de João Pessoa, de acordo com a sua localização. “Unir as regiões tornará as plenárias mais objetivas e propositivas, visando estimular a população a participar”, explica o secretário do Orçamento Participativo, Francisco José das Chagas.

O secretário lembrou ainda que como o ciclo é bianual, este ano não haverá  votação de demandas, mas ocorrerá a eleição dos Conselheiros do Orçamento Participativo.  “O Orçamento Participativo é um trabalho continuo, uma relação permanente de diálogo com a população”, frisa o secretário.
Créditos: Secom JP