Prefeito entrega ginásio poliesportivo nos Funcionários II e destaca incentivo ao esporte e à cidadania

imageOs alunos da Escola Municipal Darcy Ribeiro puderam balançar as redes de seu próprio ginásio esportivo pela primeira vez, na manhã desta segunda-feira (27). Com partidas de handebol e futsal, acompanhadas de perto pelo prefeito Luciano Cartaxo, os estudantes inauguraram oficialmente a estrutura, que leva o nome da professora Iacira Goreth Barbosa de Vasconcelos e vai ampliar e incentivar o acesso a diversas modalidades esportivas. O prefeito ainda jogou futebol com os alunos.

A escola, que fica localizada na Rua Gisonita Pereira da Silva, no bairro Funcionários II, foi construída há 17 anos, mais ainda não havia recebido um espaço estruturado para a prática esportiva. “Com este espaço os alunos vão poder se dedicar a algum esporte ou simplesmente aderir à prática esportiva como forma de ganhar mais saúde e qualidade de vida. O esporte é cidadania e precisa da atenção do poder público”, destacou o prefeito.

Os principais interessados, os estudantes, gostaram do que viram. Danilo do Nascimento e João Victor Almeida, ambos de 14 anos, contaram que jogavam basquete em um espaço improvisado, e já fazem planos para aproveitar a quadra.

“Aqui a gente não tem a cesta e o material certo, então vai ser muito melhor poder jogar no ginásio”, afirmou Danilo. Para João Victor, o ginásio vai fazer com que outros alunos passem a se interessar pelo esporte. “Vamos poder montar times, organizar jogos internos. Com um lugar assim é possível fazer tudo isso”, afirmou.

Estrutura – Com uma área de 730 metros quadrados (m²), o ginásio possui dois vãos de arquibancadas, vestiários masculino e feminino, sala de apoio e depósito de material. A estrutura conta piso de concreto polido e cobertura em metal, além de toda a acessibilidade, como rampas de entrada e banheiros adaptados para o uso de pessoas com deficiência.

Junto com o ginásio, foi entregue todo o material e equipamentos essenciais para a prática de quatro modalidades esportivas: futebol de salão, vôlei, basquete e handebol. As crianças menores ainda poderão brincar no novo playground, instalado em uma caixa de areia construída na área externa ao ginásio. No total, foram investidos R$ 564 mil.

Desenvolvimento – De acordo com a secretária municipal da Educação, Edilma Ferreira, aliar o ensino regular à prática esportiva é importante para o desenvolvimento dos estudantes. “A Educação Física faz parte do currículo escolar e temos certeza que, com um espaço preparado para atender às necessidades do aluno, vamos poder ampliar o acesso ao esporte”, afirmou.Inauguração_Ginasio_DarcyRibeiro_foto_JulianaSantos 292

A Escola Darcy Ribeiro conta com 1.070 alunos, que estão divididos nos ensinos Fundamental I, II, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Projovem Urbano. Além deles, toda a comunidade será beneficiada.

Homenagem – Iacira Goreth Barbosa de Vasconcelos nasceu em Alagoa Grande e era pedagoga e artesã. Como professora, lecionou na Rede Municipal de Ensino, sempre participando ativamente dos eventos da comunidade. Seus três filhos estudaram na Escola Municipal Darcy Ribeiro. Iaciara faleceu há sete anos, vítima de um câncer.