POLÊMICA: Bispo de Aparecida incita fieis a 'pisar em jararacas'

A homilia de Dom Darci Nicioli, bispo auxiliar de Aparecida (SP), que cita "jararacas" e "vencer o mal pelo bem" causou polêmica na internet. O sermão da missa deste domingo (6) no Santuário Nacional, repercutiu como uma possível analogia ao discurso ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, alvo da mais recente operação da Lava Jato.

A homilia de Dom Darci Nicioli, bispo auxiliar de Aparecida (SP), que cita “jararacas” e “vencer o mal pelo bem” causou polêmica na internet. O sermão da missa deste domingo (6) no Santuário Nacional, repercutiu como uma possível analogia ao discurso ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, alvo da mais recente operação da Lava Jato.

O bispo nega a intenção de se referir à Lula, que teria se comparado a uma jararaca durante o pronunciamento na última sexta-feira (4). O ex-presidente disse que se sentiu um “prisioneiro” por ter sido levado coercitivamente para prestar depoimento à Polícia Federal e que “acertaram o rabo da jararaca”, mas “não mataram”.

Dois dias depois das declarações de Lula, o bispo auxiliar de Aparecida usou o mesmo termo do ex-presidente em sua homilia na celebração no Santuário Nacional.

“Peça, meu irmão e minha irmã, a graça de pisar a cabeça da serpente, de todas as víboras que insistem e persistem em nossa vida, daqueles que se autodenominam jararacas. Pisar a cabeça da serpente. Vencer o mal pelo bem. Por Cristo, Nosso Senhor…”, disse durante o sermão.

Após a repercussão da frase na web, com o vídeo compartilhado nas redes sociais, o bispo afirmou que se referia sobre a necessidade de ‘expurgar todo o mal’ e que não há relação nas palavras com as investigações sobre o ex-presidente Lula.

“Não era a intenção, mas não ficou ruim. Poderia ter sido uma jiboia, uma jararacuçu, por acaso saiu jararaca. Não é ruim. O que me interessa é que as pessoas entendam o quão fundamental é vencer o mal pelo bem”, afirmou por telefone.
O vídeo da homilia foi retirado do ar na página da TV Aparecida no Youtube – a emissora preferiu não fornecer o vídeo ao G1.

O bispo ainda defendeu as investigações. “A Operação Lava Jato no meu entender demonstra que as instituições estão funcionando. E no jogo democrático, todos devemos ganhar com isso. Ninguém pode viver ao arrepio da lei. É importante que todo esse trabalho do judiciário e Polícia Federal continuem”, afirmou.
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) foi procurada, por meio da assessoria de imprensa, e não se manifestou sobre o assunto até a publicação desta reportagem.

 

Fonte: wscom
Créditos: wscom