PMJP

PMJP lança o Novo Programa Saúde na Escola que vai beneficiar mais de 80 mil alunos

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através das Secretarias Municipais de Saúde (SMS) e de Educação e Cultura (Sedec) lançou o Novo Programa Saúde na Escola (PSE), na manhã desta quarta-feira (23), no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através das Secretarias Municipais de Saúde (SMS) e de Educação e Cultura (Sedec) lançou o Novo Programa Saúde na Escola (PSE), na manhã desta quarta-feira (23), no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria.

O PSE atenderá 87 Escolas da Rede Municipal de Ensino da Capital e 68 Centros de Referência de Educação Infantil (Creis), além de 56 escolas estaduais, vinculadas a 158 Equipes de Saúde da Família, beneficiando mais de 80 mil alunos.

No novo modelo os estudantes terão atualização do  calendário vacinal, ações de promoção a alimentação saudável como prevenção à obesidade, combate ao mosquito Aedes aegypti, avaliação da saúde bucal, avaliação ocular, avaliação auditiva, além de outras ações como prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas.

“A iniciativa prevê ações para acompanhar as condições de saúde dos estudantes por meio de avaliações e orientação, fortalecendo o enfrentamento das vulnerabilidades que possam comprometer o pleno desenvolvimento escolar”, destacou a coordenadora do Programa na Secretaria de Saúde, Jane Moraes, ressaltando que o PSE tem como objetivo a integração e articulação intersetorial das redes públicas de ensino, por meio de ações entre o Sistema Único de Saúde (SUS) e redes de educação pública.

O acompanhamento das ações do PSE será feito exclusivamente pelo Sistema de Informação da Atenção Básica (Sisab), sistema alimentado pelas equipes de saúde da Atenção Básica.

De acordo com a coordenadora do PSE, da Sedec, Rosania de Lucena Viana, o público beneficiário do Programa são os estudantes da Educação Básica, gestores e profissionais de Educação e Saúde e a comunidade escolar. “Com esse programa nós trazemos o serviço de saúde para dentro da escola. Conseguimos avaliar, fazer uma triagem prévia e encaminhar os alunos que precisarem de tratamentos mais delicados. Além de orientações básicas que a criança aprende aqui e compartilha com a família e a comunidade fora da escola. As equipes são formadas por multi-profissionais: dentistas, fonoaudiólogos, médicos, nutricionistas, dentre outros”, explicou Rosania.

Programa Saúde na Escola – Criado em 2007 pelo Governo Federal, e instituído em João Pessoa em 2009, o Programa Saúde na Escola surgiu como uma política intersetorial entre os ministérios da Saúde e da Educação, com o objetivo de promover qualidade de vida aos estudantes da rede pública de ensino por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde.

O programa propõe ações entre saúde e educação na perspectiva de atenção integral à saúde de crianças e adolescentes dentro das escolas municipais e estaduais e unidades básicas de saúde.

O programa pretende atualizar o calendário de vacinas das crianças e adolescentes; detectar precocemente problemas de hipertensão arterial; realizar avaliações oftalmológicas, nutricionais e em saúde bucal; ações de segurança alimentar e promoção para a uma alimentação saudável; promoção de atividades físicas; educação sexual; prevenção ao uso de álcool, cigarro e outras drogas; promoção de cultura, paz e prevenção de violência.

Fonte: Assessoria