LIDERANÇA

Planalto comunica ao PP indicação de Aguinaldo Ribeiro para liderança do governo

Planalto comunica ao PP indicação de Aguinaldo Ribeiro para liderança do governo

Integrantes da cúpula do PP foram informados no início da tarde desta quinta-feira, 23, por interlocutores do presidente Michel Temer sobre a possível indicação do ex-líder do PP na Câmara, Aguinaldo Ribeiro (PB), para a liderança do governo.

As conversas com integrantes do PP ocorreram após reunião do presidente Michel Temer com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), principal articulador da substituição do atual líder do governo, André Moura (PSC), por Aguinaldo. No bate papo, pepistas também foram informados da ida de Osmar Serraglio (PMDB-PR) para o Ministério da Justiça, cargo vago após a confirmação pelo Senado do nome de Alexandre de Moraes para o Supremo Tribunal Federal (STF).

A oficialização tanto de Serraglio quanto de Aguinaldo deve ser comunicada até o final desta quinta-feira.

Em meio aos últimos acertos na composição da equipe de governo, o líder do PP na Câmara, Arthur Lira (AL), um dos principais incentivadores da ida de Aguinaldo para a liderança do governo, se reúne, no Palácio do Planalto, com o ministro da Secretaria de Governo, Antônio Imbassahy (PSDB-BA).

O ministro também esteve reunido nesta quinta com o presidente do PSDB, senador Aécio Neves (MG). O encontro entre os dois ocorreu poucas horas depois de o agora senador José Serra (PSDB-SP) deixar o Ministério de Relações Exteriores.

Segundo integrantes da cúpula do PSDB, a escolha do novo ministro deverá passar pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. O tucano ocupou o comando do Itamaraty entre outubro de 1992 e maio de 1993, durante o governo Itamar Franco.

Após assumir a Presidência da República dois anos depois, FHC nomeou como embaixador do Brasil em Londres o diplomata Rubens Barbosa. O nome do ex-embaixador é um dos cotados por integrantes da cúpula do PSDB para ocupar a vaga deixada por Serra. Barbosa também ocupou o posto de embaixador de Washington no segundo mandato de FHC, entre de junho de 1999 a março de 2004.

Outro nome lembrado por integrantes da cúpula do PSDB é o de Sérgio Amaral. Diplomata de carreira no segundo mandato de FHC, ele comandou o Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Ele também atuou como porta-voz de FHC na Presidência entre 1995 e 1999.

Fonte: Estado de Minas