Para quinta feira

Três pesquisas de intenção de votos para prefeitura de João Pessoa devem ser divulgadas nesta semana

pesquia joao pessoa

Mais uma pesquisa foi registrada no Tribunal superior eleitoral para a capital paraibana. Com ela serão três pesquisas que farão a primeira consulta à opinião dos pessoenses após as fusões e alianças firmadas pelos candidatos.

A pesquisa foi encomendada pela sociedade paraibana de comunicação, e o instituto responsável pelo levantamento dos dados  foi o Opinião Pesquisas Sociais LTDA.

800 eleitores devem ser ouvidos nos dias 22 e 23 de agosto e o resultado poderá ser divulgado na quinta feira (25). A pesquisa tem metodologia quantitativa com aplicação de questionários estruturados e padronizados através de entrevistas pessoais em domicílios, junto a uma amostra representativa do eleitorado em estudo.

 

Os candidatos a prefeito de João Pessoa são:

Charlinton Machado – PT;

Cida Ramos – PSB;

Luciano Cartaxo – PSD;

Vitor Hugo – PSOL.

As outras duas pesquisas registradas devem ser divulgadas ainda essa semana.

 

Metodologia de pesquisa:

Pesquisa quantitativa com aplicação de questionários estruturados e padronizados através de entrevistas pessoais em domicílios, junto a uma amostra representativa do eleitorado em estudo.

Plano amostral e ponderação quanto a sexo, idade, grau de instrução e nível econômico do entrevistado; intervalo de confiança e margem de erro:
a) Público Pesquisado: Eleitores do município, com 16 ou mais anos. b) Tipo da Amostra: – Amostra Probabilística Casual Simples. – A coleta da amostra do eleitorado será realizada em duas etapas: a primeira consiste na aleatorização da amostra segundo critério de sorteios múltiplos aleatórios em quatro estágios: 1) Bairro/Localização, 2) Rua, 3) Domicílio e 4) Ponto Amostral (entrevistado); tomando como base à cobertura populacional demográfica do IBGE. – Na segunda etapa será realizado um controle das variáveis: Sexo e Faixa Etária, ponderado de acordo com os dados obtidos junto ao TSE e TRE-PE, os dados relativos à Sexo e Faixa Etária são: sexo masculino 44,4%, feminino 55,6%, idades de 16 a 24 anos 15,4%, de 25 a 34 anos 24,0%, de 35 a 44 anos 21,3%, de 45 a 59 anos 24,9% e de 60 anos ou mais 14,4%. Está prevista a eventual ponderação para correção nos tamanhos das variáveis Sexo e Faixa Etária, caso ocorra diferença entre a previsão da amostra e a coleta dos dados realizada. – As variáveis: Grau de Instrução e Renda Familiar foram provenientes da amostra aleatória coletada nas regiões em estudo, sendo assim o fator previsto para ponderação é 1 (resultados obtidos em campo). c) Tamanho da Amostra: 800 entrevistas. d) Intervalo de Confiança/Margem de Erro: O intervalo de confiança estimado é de 95,0% e a margem de erro máxima estimada é de 3,5% para mais ou para menos, sobre os resultados encontrados no total da amostra, utilizando o cálculo amostral pela proporção [estimador = p e (1-p)] e considerando a variância máxima (p = 0,5). Ressalta-se que esta Margem de Erro e Grau de Confiabilidade se aplica ao total da amostra, não devendo ser considerado para os resultados dentro de cada extrato e nem para os resultados gerados pelo cruzamento de variáveis.

Sistema interno de controle e verificação, conferência e fiscalização da coleta de dados e do trabalho de campo:
Para realização da pesquisa, utiliza-se equipes de campo (coordenadores e entrevistadores) da OPINIÃO ¿ Pesquisas Sociais Ltda. devidamente treinada para este trabalho. O sistema de controle dos questionários é de 20,0%, executado in loco pelos coordenadores e/ou posteriormente por telefone. Internamente, o material é verificado, codificado, digitado e, antes do processamento final, realiza-se a conferência da digitação a fim de se manter a consistência dos dados.

Dados relativos aos municípios e bairros abrangidos pela pesquisa. Na ausência de delimitação do bairro, será identificada a área em que foi realizada a pesquisa(conforme §6º. do art. 2º. da Resolução-TSE nº. 23.453/2015, Até o sétimo dia seguinte ao registro da pesquisa, será ele complementado com os dados relativos aos bairros abrangidos; na ausência de delimitação do bairro, será identificada a área em que foi realizada):
O detalhamento dos bairros/localidades onde será realizada a pesquisa: A área de abrangência da coleta é no Município de João Pessoa. A relação dos bairros/localidades selecionados para a aplicação da amostra será apresentada até o 7º dia seguinte ao registro da pesquisa, conforme expresso na resolução 23.453/2015 do TSE.
Créditos: Polêmica Paraíba