resistência ao novo governo

PDT, PCdoB e PSB confirmam bloco de oposição a Bolsonaro sem incluir o PT

 

Como já haviam sinalizado no final de outubro, depois das eleições presidenciais, as bancadas do PDT, do PCdoB e do PSB na Câmara confirmaram nesta quinta-feira (20) a formação de um bloco de oposição ao presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) a partir de 1º de janeiro de 2019. O agrupamento oposicionista não incluirá o PT, para efeitos regimentais, como também já estava pré-definido.

Os propósitos dos três partidos, segundo suas lideranças, são “a luta em defesa de democracia, dos direitos sociais e em favor de ideias e propostas de interesse do Brasil”. Líder do PT na Câmara, André Figueiredo (CE) resumiu os termos da nota (imagem abaixo) divulgada hoje (quinta, 20) por meio do Twitter e demais redes sociais.

“É o início de uma caminhada de partidos com identidade histórica para barrar retrocessos que sejam pautados na Câmara dos Deputados”, escreveu o parlamentar.

Tão logo soube da formação do bloco, Bolsonaro também foi ao Twitter e ironizou a formação do bloco de oposição – em 2019, o grupo terá 37 deputados ora ironizados pelo presidente eleito (PDT e PSB elegeram 14 cada um, enquanto o PCdoB elegeu 9).

São 21 representantes a menos em relação à legislatura que chega ao fim – atualmente, esses partidos reúnem 58 deputados (26 do PSB, 21 do PDT e 11 do PCdoB).

São 513 os ocupantes de cadeiras na Câmara, mas Bolsonaro demonstra não estar preocupado com os  números necessários para aprovar propostas de reforma como a da Previdência – proposição de que depende o sucesso do governo em relação ao controle das contas públicas.

Fonte: Congresso em foco
Créditos: Congresso em foco