Mudança

Para Efraim filho reforma do ensino médio pode mudar a realidade da juventude brasileira

Ao citar o novo ensino médio e a oferta de vagas com juro zero para estudantes no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) a partir de 2018, o líder do Democratas na Câmara, deputado Efraim Filho (PB), destacou o trabalho feito pelo ministro Mendonça Filho (PE).

Ao citar o novo ensino médio e a oferta de vagas com juro zero para estudantes no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) a partir de 2018, o líder do Democratas na Câmara, deputado Efraim Filho (PB), destacou o trabalho feito pelo ministro Mendonça Filho (PE). Disse que o novo ensino médio é um projeto capaz de transformar a realidade da juventude brasileira.

Efraim Filho lembrou, ainda, que o legado de 13 anos que o PT deixou começa a ser desfeito e que a prioridade é o aperfeiçoamento da educação num mundo globalizado, sem fronteiras. Para o líder do Democratas, o jovem precisa estar mais preparado e, para isso, é preciso menos ideologia e mais conhecimento no caso da educação.

Na semana passada, o ministro Mendonça Filho anunciou a oferta de 310 mil vagas em três modalidades do Fies, 100 mil delas com juro zero. Estes ainda começarão a pagar as prestações com no máximo 10% da renda mensal do beneficiado.

A medida, segundo Efraim Filho, beneficia importante parcela dos estudantes, especialmente os mais humildes: aqueles que terminaram o curso, ingressaram no mercado de trabalho, mas não têm condições de pagar o financiamento. “Com o juro zero, estamos no rumo de melhorar e transformar a realidade da nossa juventude”, disse o deputado.

Em seu discurso, o líder do Democratas lamentou o desempenho ruim do país no cenário externo ao lembrar que a economia brasileira é a oitava maior do mundo. Nos testes internacionais de matemática e português, no entanto, o Brasil passa vergonha, quando os resultados são comparados aos obtidos por outros países como Peru, Colômbia, Chile e México.

Publicado – As novas regras para o FIES estão previstas na Medida Provisória (MP) 785/2017. O novo FIES passará a ser ofertado em três modalidades de contrato a partir de 2018, com taxas de juros, número de vagas e renda familiar específicos para cada uma delas. Ao todo, no próximo ano o programa terá 310 mil vagas, das quais 100 mil a juro zero, para estudantes com renda mensal familiar per capita de até três salários mínimos.

Fonte: Wscom