Meritocracia

OS AMIGOS DO REI: Promoções polêmicas põem em cheque discurso de Bolsonaro durante a campanha - Por Anderson Costa

O governo de Jair Bolsonaro(PSL) ainda não completou 15 dias de existência, mas já acumula a segunda promoção polêmica envolvendo alguém ligado ao núcleo da gestão.

O governo de Jair Bolsonaro(PSL) ainda não completou 15 dias de existência, mas já acumula a segunda promoção polêmica envolvendo alguém ligado ao núcleo da gestão. O primeiro nome que teve uma progressão hierárquica  polêmica durante o atual governo foi Antonio Hamilton Rossell Mourão, filho do vice-presidente Hamilton Mourão(PRTB), e que viu seu salário subir para 36 mil reais a ser promovido neste mês de janeiro.

Já na última quinta-feira outra promoção foi ainda mais surpreendente. Victor Guerra Nagem, amigo próximo do presidente Jair Bolsonaro, recebeu uma progressão hierárquica na Petrobrás e saltou cinco níveis diferentes da administração da estatal ao ser nomeado gerente de Inteligência e Segurança Corporativa.

Após estas duas nomeações devemos então questionar até onde vai o discurso apresentado pelo atual presidente durante a campanha eleitoral em que ele afirmava que “a mamata iria acabar”. Bolsonaro montou grande parte do seu discurso defendendo que seu governo não seria baseado em nomeações políticas e favorecimento de amigos, prática que ele criticava em gestões anteriores. Aparentemente nesta gestão Bolsonaro ainda veremos valer a célebre máxima do filósofo Nicolau Maquiavel: ‘aos amigos do rei tudo e aos seus inimigos a lei’.

Enquanto o presidente e seus chefes de governo demonstram estarem prontos para serem duros com todos aqueles que acostumaram-se com as benesses estatais durante os 13 anos de governo petista, também agem de forma contrária ao seu discurso beneficiando pessoas próximas.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba