Opinião

Oposição volta com nova liderança e busca fortalecimento de opiniões - Por Leandro Borba

Deputados estaduais retornam às atividades parlamentares nesta terça-feira

Após 40 dias de recesso, a Assembleia Legislativa retornou aos trabalhos nesta terça-feira (1º) com sessão ordinária que teve início às 09h30 e se estendeu até o fim da manhã.

O retorno ao batente promete ser de mais do mesmo. Com a bancada de oposição respirando com ajuda de aparelhos, o Governo não deve ter dificuldades para aprovar projetos e emendas.

É bem verdade que os opositores de Ricardo Coutinho – em sua maioria formados por seguidores do Senador Cássio Cunha Lima – estão buscando oxigenação extra e encontraram nos suplentes a chance de renovar as próprias ideias e os ramos de atuação.

As novidades começam pela liderança, com a licença do Deputado Tovar Correia Lima para assumir a Secretaria de Ciência e Tecnologia da Prefeitura de Campina Grande, o também tucano e campinense, Bruno Cunha Lima, assume a bancada e promete endurecer o discurso e melhorar as articulações. Quem assume a cadeira de Tovar é a polêmica vereadora de João Pessoa e 1ª suplente da legenda, Eliza Virgínia.

Eliza, por sua vez, já adiantou que não vai mudar o estilo e nem fugir de polêmicas, buscando por vontade própria levantar as bandeiras que acha justa, como a revogação da lei que obriga estabelecimentos a fixar cartazes contra a homofobia e discussão sobre a real necessidade da Lei Maria da Penha.

Quem também deve voltar à Casa de Epitácio Pessoa é o ex-deputado Aníbal Marcolino (PEN), conhecido por ser um ferrenho opositor ao Governador, o médico daria mais conteúdo e disposição à bancada. Para que ele retorne, Daniela Ribeiro (PP) ou Ricardo Marcelo (PMDB) devem se licenciar.

No mais, assim como nos últimos anos, a bancada governista deve nadar em águas calmas ainda sob a liderança de Hervázio Bezerra (PSB) e aprovar tudo que Ricardo achar que deve pra continuar gerindo o Estado e garantir melhorar ainda mais a sua aprovação e popularidade que prometem bater recordes ao fim do mandato.

Na Presidência da casa, o Deputado Gervásio Maia Filho (PSB), não deve abrir mão dos louros que o cargo proporciona e já deve costurar os apoios para a sua anunciada candidatura à Câmara Federal nas eleições do ano que vem, com a expectativa do PSB fazer o primeiro deputado federal desde a ascensão de Ricardo Coutinho à Prefeitura de João Pessoa e posteriormente ao Governo do Estado.

Agora é esperar pra ver na prática o resultado das articulações e torcer para que os trabalhos dos parlamentares resultem em avanço e progresso para a população da Paraíba.

 
Créditos: Leandro Borba