irregularidades em cabedelo

OPERAÇÃO XEQUE-MATE: Juiz Salvador de Oliveira Vasconcelos apreciará casos; processos ainda não chegaram na primeira vara

Já os envolvidos com prerrogativa de foro junto ao STJ responderão por lá mesmo

O juiz Salvador de Oliveira Vasconcelos vai apreciar os processos da Operação Xeque-Mate na Primeira Vara Criminal de Cabedelo, em cumprimento à determinação do ministro Félix Fischer, do Superior Tribunal de Justiça, que decidiu que as ações devem retornar ao âmbito estadual.

A reportagem do Polêmica Paraíba apurou nesta sexta-feira (18), que os processos ainda não estão na primeira vara, mas a previsão é que cheguem próxima semana ao Tribunal de Justiça da Paraíba e fiquem a cargo do relator do caso, desembargador João Benedito da Silva para despacho.

Com a decisão, todos os vereadores incluídos nos inquéritos da Xeque-Mate deverão ser julgados em Cabedelo, bem como o ex-prefeito Leto Viana, já que não dispõem de foro privilegiado.

Já os envolvidos com prerrogativa de foro junto ao STJ responderão por lá mesmo. Neste caso, a única denúncia que permanecerá no STJ é a que envolve uma suposta venda de liminar por parte do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, relacionando o conselheiro Fernando Catão e o senador Cássio Cunha Lima, do PSDB.

A operação foi deflagrada no dia três de abril de 2018 pelo Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público, e pela Polícia Federal, que desarticulou um esquema de corrupção na esfera dos poderes Executivo e Legislativo na administração pública de Cabedelo.

Ministro do STJ determina que processos da Xeque-Mate voltem à Paraíba

 

XEQUE-MATE: novas etapas da operação começam em Cabedelo em 2019

 

TJPB mantém afastamento de vereadores de Cabedelo denunciados na Operação Xeque-Mate

 

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba