portal da transparência da própria Câmara

O QUE OS NOSSOS DEPUTADOS PRODUZIRAM PARA RECEBER NOSSOS VOTOS ? VEJA UM BALANÇO - Por Edinho Magalhães

O relatório ainda não avalia dados como a cota parlamentar de cada um deles (quem gasta mais, menos e em que) e nem a destinação das emendas individuais financeiras, o que faremos ao longo do mês de agosto.

BALANÇO DA BANCADA – Por EDINHO MAGALHÃES

Devido ao período eleitoral deste ano, antecipamos aos nossos leitores, excepcionalmente no mês de julho, o já tradicional balanço da atuação dos parlamentares federais paraibanos, que fazemos todo fim de ano. Esse balanço resume as principais atividades dos parlamentares no Congresso Nacional, como número deproposituras e de discursos, e, presenças nas comissões temáticas e nas votações em plenário. Como ‘proposituras’ estão incluídos: ‘projetos’, ‘indicações’, ‘requerimentos’ e ‘emendas de redação’.

Em ‘discursos’ incluem-se ‘breves comunicações’, ‘ordem do dia’, ‘grandes e pequenos expedientes’. Esse relatório, além de mostrar a participação de nossos congressistas nos trabalhos em Brasília, revela também o perfil de cada um deles. Por exemplo, pelo número de discursos e de projetos apresentados é possível determinar se um parlamentar é mais de tribuna ou de bastidores. Ou, em outra hipótese, se permanece mais tempo nas comissões ou se participa de reuniões e audiências com maior frequência na Esplanada dos Ministérios.

O balanço se baseia nas informações contidas no portal da transparência da própria Câmara dos Deputados (http://www2.camara.leg.br/deputados/pesquisa), e resolvemos compor os números de pronunciamentos e proposituras dentro da atual legislatura (2015-2018) e os números de presenças em comissões e no plenário, apenas relativas a 2018.

O relatório ainda não avalia dados como a cota parlamentar de cada um deles (quem gasta mais, menos e em que) e nem a destinação das emendas individuais financeiras, o que faremos ao longo do mês de agosto.

Acompanhem a primeira parte deste balanço que é referente aos deputados:

Aguinaldo Ribeiro: Está em seu 2° mandato. Nesta legislatura (2015-2018) realizou 125 discursos em plenário e apresentou 144 proposições*. Este ano, teve 60% de presença nas votações em plenário e,por estar líder, é dispensado das comissões.

André Amaral: Está exercendo seu 1° mandato desde início do ano passado. Ele proferiu 91 discursos nesse período e apresentou 96 proposituras. Em 2018, teve 50% de presença nas comissões e 77% nas votações em plenário.

Benjamin Maranhão: Está em seu 3° mandato. Nesta legislatura ele proferiu 127 discursos e apresentou 160 proposituras*. Obteve 68,9% de presença nas comissões e 90,6% em plenário.

Damião Feliciano: Exerce seu 5° mandato. É o decano da bancada na Câmara. Na atual legislatura proferiu 71 discursos e apresentou 54 proposituras*. Em 2018, teve 59,1% de presença nas comissões e 86,8% em plenário.

Efraim Filho: Está em seu 3° mandato. Proferiu 190 discursos e apresentou 322 proposituras* nesta legislatura. Teve este ano, 82,4% de presença em comissões e 92,5% em plenário.

Hugo Motta: Em seu 2° mandato proferiu 41 discursos e apresentou 120 proposituras*. Teve 51% de presença nas comissões e 88,7% nas votações em plenário, em 2018.

Luiz Couto: Exercendo seu 4°mandato detém o recorde da bancada em número de pronunciamentos: 730 apenas nesta legislatura. Apresentou 500 proposições* e também tem o recorde de presença em 2018, nas comissões 93,2% e nas votações em plenário: 100%.

Rômulo Gouveia: Numa homenagem póstuma ao parlamentar falecido em maio deste ano, registramos os números do seu 2° mandato: Foram 307 discursos (atrás apenas de Luiz Couto) e 880 proposituras* apresentadas (segunda maior performance na bancada). Teve 82,4% de presença em plenário e, por ter ocupado a Mesa Diretora, foi dispensado das comissões.

Pedro Cunha Lima: É um dos três novatos da bancada a exercer 1° mandato. Nesse período realizou 114 discursos e apresentou 158 proposições*. E em 2018 teve a segunda maior presença em comissões da bancada com 91.2% e 88,7% de nas votações em plenário.

Veneziano Vital: Também exercendo seu 1° mandato pronunciou tímidos 35 discursos, mas obteve o recorde absoluto de proposituras dentro da bancada, incríveis 1.114 propostas. Em 2018, teve 54,8% de presença em comissões e 66% em plenário.

Wellington Roberto: Está em seu 4°mandato, atrás apenas de Damião Feliciano com maior número de eleições. Nesta legislatura fez apenas 5 discursos e apresentou 60 projetos*. Teve 11,1% de presença nas comissões e 67,9% nas votações em plenário, este ano.

Wilson Filho: Exerce seu 2° mandato. Fez 147 discursos e apresentou 603 proposituras*, uma das maiores da bancada. Teve 70,2% de presença nas comissões e a segunda melhor presença nas votações de plenário em 2018: 94,3%. E fecha o balanço entre os deputados.

* – média estimada por Legislatura entre os deputados que tem mais de um mandato

Fonte: http://correiodaparaiba.com.br/colunas/balanco-da-bancada/
Créditos: EDINHO MAGALHÃES