POLÊMICO

O polêmico Bolsonaro registra candidatura à presidência da Câmara

Com a entrada do parlamentar, até o momento, são seis deputados disputando o posto

jairbolsonaro-1

Na noite desta quarta-feira (1), o polêmico deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ) registrou, candidatura à presidência da Câmara dos Deputados. Até o momento, outros cinco parlamentares oficializaram a disputa pelo posto. Luiza Erundina (Psol-SP), Rodrigo Maia (DEM-EJ), que vai concorrer à reeleição, Jovair Arantes (PTB-GO), Júlio Delgado (PSB-MG) e André Figueiredo (PDT-CE) são os outros concorrentes.

Essa não é a primeira vez que Bolsonaro se candidata à presidência da Casa. Em  2005 e 2011, também disputou a vaga e foi derrotado nos dois casos.

Perfil

Natural de Campinas (SP), Bolsonaro é oficial do Exército e começou a sua carreira política depois de dar declarações à imprensa, em 1986, criticando os salários dos militares, o que desagradou o Ministério do Exército e o levou a ser preso. Na eleição seguinte, conquistou um mandato de vereador e não saiu mais da vida pública.

Na Câmara, o parlamentar já atuou nas comissões de Constituição e Justiça e de Cidadania; de Relações Exteriores e de Defesa Nacional; de Direitos Humanos e Minorias; de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; e de Trabalho, Administração e Serviço Público.

Bolsonaro é autor de diversas declarações polêmicas, que já lhe renderam representações no Conselho de Ética e uma ação no Supremo Tribunal Federal. O deputado deixou o PP para ir ao PSC para facilitar uma candidatura à presidência da República em 2018.

Fonte: Agência Câmara com Polêmica Paraíba