após grande reforma

Nova Assembleia Legislativa da Paraíba será inaugurada hoje

Além da acessibilidade, houve melhorias nos setores de imprensa, plenário, taquigrafia, sala de comissões, reuniões, auditório e mini-plenário

A entrega das novas instalações da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), nesta quinta-feira (5), em João Pessoa, terá um significado especial. Vai por fim às seguidas tentativas de presidentes da Casa de retirar o Legislativo da Praça dos Três Poderes. A discussão não é nova. Há pelo menos 20 anos se debate a transferência do Poder para outras localidades da capital. A tentativa mais recente foi a do ex-presidente Adriano Galdino (PSB), que apostava em uma reforma do antigo prédio do Paraiban. Em todos os casos, o custo da aventura era uma fábula. A estimativa mínima passava dos R$ 16 milhões.

Antes de Galdino, surgiram muitas propostas. Uma delas seria a construção do prédio através de uma Parceria Público Privada (PPP) nas proximidades de onde se localiza hoje o Centro de Convenções. Todas as iniciativas receberam muitas críticas da população. Afinal, elas representariam um esvaziamento ainda maior do Centro Histórico. Por tudo isso, a iniciativa do atual presidente, Gervásio Maia (PSB), de reformar o prédio ao invés de jogá-lo no chão, é bastante interessante. E para isso não foram necessárias soluções mirabolantes por assim dizer.

Em contato com o blog, ele explicou que as medidas adotadas para viabilizar a reforma foram variadas. Primeiro, o aluguel do Paraíba Palace, que passou a abrigar toda a estrutura administrativa da Assembleia. Isso fez com que fossem entregues várias sedes usadas anteriormente. Depois foram desapropriados dois imóveis, que foram transformados em estacionamentos. Houve também a reforma Centro Médico, hoje batizada com o nome do deputado Rômulo Gouveia, já falecido. Por último, a reforma propriamente dita no prédio da Assembleia Legislativa.

As obras na Assembleia tiveram início em dezembro do ano passado. De acordo com Gervásio Maia, além de consolidar de vez a permanência da Assembleia na Praça dos Três Poderes, as novas instalações contam com total acessibilidade para pessoa com deficiência, contemplando setores de imprensa, plenário, taquigrafia, sala de comissões, reuniões, auditório e mini-plenário.

“A gente arrumou a Casa para que ela traga mais comodidade ao servidor, mais respeito e acessibilidade as pessoas que possuem necessidades especiais. Adequamos todos os ambientes de acordo com as normas de segurança estabelecidas pelo corpo de bombeiros. Uma nova Casa do povo paraibano será entregue e, a partir desta quinta-feira, para sempre na Praça dos Três Poderes”, afirmou o presidente Gervásio Maia.

Fonte: Blog do Suetoni
Créditos: Blog do Suetoni