liberdade de imprensa

"Na primeira hora da primeira manhã do primeiro dia no Poder acabo com o monopólio da Globo". Leonel Brizola

Assim, como considero que o Brasil jamais se tornará realmente uma democracia enquanto a Rede Globo existir, informo que, a partir de agora, todos os meus textos aqui terminarão com a hashtag #aGlobodeveserdestruida.

Catão e a Rede Globo, por Ivson Alves
POR FERNANDO BRITO

dilma brizola

O coleguinha Ivson Alves, figura querida no meio do jornalismo, ferino e bem humorado, fez hoje com que eu lembrasse daquela frase do Brizola de que, eleito presidente, iria terminar com o monopólio da Rede Globo “na primeira hora da primeira manhã do primeiro dia no Poder.

Nada tem a ver com liberdade de imprensa…

Pensando melhor, tem tudo a ver, porque é impossível haver liberdade de imprensa com o poder hegemônico da Globo a avassalar  e a 21ditar o padrão de conduta de toda a mídia.

Se eu me lembro do velho Briza, Ivson lembra de Catão, o Velho.

E produz o ótimo texto que reproduzo abaixo.

#aGlobodeveserdestruida
Em minhas pesquisas, creio que descobri o inventor do conceito de hashtag — Marcus Porcius Cato, que passou à história como Catão, o Velho (234–149 a.C). Ele avaliava que Roma jamais teria paz e poderia progredir em seu comércio no Mediterrâneo se Cartago continuasse a existir. Não importava que os romanos já tivessem derrotado os cartagineses em duas guerras. Os caras eram teimosos e, nas duas vezes, reconstruíram as defesas e voltaram a atazanar os latinos no mar interior (inclusive com seus corsários) em poucos anos.

Assim, Catão passou a encerrar todos os seus discursos no Senado, fosse sobre que assunto fosse — finanças públicas, estado da limpeza das ruas de Roma, agricultura (sua especialidade), qualquer coisa — com uma frase: “Ceterum autem censeo Carthaginem delendam esse” (“Considero ainda que Cartago deve ser destruída”). Para poupar tempo (e em nome do estilo), reduziu-a àquela que ficou realmente famosa: “Delenda est Carthago” (“Cartago deve ser destruída”).

Assim, como considero que o Brasil jamais se tornará realmente uma democracia enquanto a Rede Globo existir, informo que, a partir de agora, todos os meus textos aqui terminarão com a hashtag #aGlobodeveserdestruida.

Fonte: http://www.tijolaco.com.br/
Créditos: Ivson Alves – FERNANDO BRITO