aposentadoria

Ministra Cármen Lúcia anuncia aposentadoria para o início de 2018

A magistrada afirmou que quer voltar a lecionar na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), em Belo Horizonte.

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, afirmou nesta segunda-feira (20/3), que pretende se aposentar da Corte. Segundo ela, isso deverá ocorrer já no início de 2018. A magistrada afirmou que quer voltar a lecionar na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), em Belo Horizonte, onde discursou nesta manhã.

Cármen Lúcia é professora licenciada da instituição, lotada na Faculdade Mineira de Direito (FMD). “Estou com saudades dos meus meninos”, disse, se referindo aos alunos.

A presidente deu palestra em aula inauguração da faculdade nesta manhã. Na chegada, passou por protesto contra o STF e foi chamada por uma estudante de golpista. A ministra avaliou como normal a manifestação.

“É da democracia. Se não fosse aqui, seria na sala de aula”, afirmou. Confirmado o desejo de se aposentar, a ministra não completaria os dois anos de mandato previstos para o cargo. A ministra assumiu o posto em setembro de 2016.

Durante a palestra, a ministra afirmou ainda que a morte de seu pai, Florival Rocha, em fevereiro, também contribuiu para que começasse a pensar em retornar para Minas Gerais. “Acho que tenho a alma ‘engarranchada’ em alguma árvore do Norte de Minas”, disse. A ministra é de Montes Claros. Seu pai morava em Espinosa, ambas cidades da região norte de Minas.

 

Fonte: Estadão