a própria história

Michel Temer inaugura Centro de Memória que reúne acervo do presidente em Itu

Ao todo, são mais de 76 mil itens, entre e-mails, cartas, materiais audiovisual e bibliográfico.

O presidente Michel Temer (MDB) esteve em Itu (SP) na tarde desta quarta-feira (19) para inaugurar um Centro de Memória que leva o nome dele, na Faculdade de Direito de Itu (Faditu), instituição onde o presidente já atuou como professor.

A instituição reformou uma área especialmente para abrigar o acervo do presidente, que reúne objetos doados, documentos de viagens, correspondências, mensagens, fotos e presentes recebidos durante o mandato de Temer, que termina no dia 31 de dezembro.

Memorial Michel Temer em Itu reúne documentos, livros e bibliografias do presidente — Foto: Caroline Andrade/G1

Ao todo, são mais de 76 mil itens, sendo 526 peças museológicas, 47.392 e-mails, 24.246 cartas, 1.129 audiovisuais, 2.349 bibliográficos e 1.154 textuais – que incluem discursos, diplomas, textos avulsos, certificados, relatórios e clipping.

O presidente chegou no local às 15h, onde ficou cerca de uma hora. Durante o evento, ele agradeceu pela homenagem feita pela faculdade. Michel Temer deixou o local sem falar com a imprensa e seguiu para Goiânia.

Presidente Michel Temer falou ao público e agradeceu pela homenagem na faculdade onde já foi professor, em Itu — Foto: Caroline Andrade/G1

O acervo estará disponível para visitação agendada da comunidade local e regional a partir de 2019. O memorial, que tem 211 metros quadrados, foi desenvolvido em conjunto com a Fundação Ulysses Guimarães.

Michel Temer foi professor fundador, vice-diretor e diretor da Faditu, sendo vinculado à instituição desde a fundação até 1984 como professor efetivo.

Michel Temer participou de inauguração de Centro de Memória em Itu — Foto: Caroline Andrade/G1

Presentes inusitados

Entre os presentes no acervo está uma roupa que o presidente recebeu durante uma visita ao Cazaquistão. A peça é feita de pele de urso e decorada com fios de ouro.

O espaço também conta com um acervo de medalhas que Temer recebeu durante o seu mandato. Os presentes que Marcela Temer ganhou também fazem parte do memorial.

Uma das peças expostas no memorial, em Itu (SP), é uma peça que Temer ganhou no Cazaquistão — Foto: Caroline Andrade/G1Uma das peças expostas no memorial, em Itu (SP), é uma peça que Temer ganhou no Cazaquistão

Em uma das paredes fica um painel feito com as palavras que mais aparecem nas cartas recebidas pelo presidente. No local também é possível encontrar álbuns de fotos de viagens oficiais e artigos museológicos.

Antônio Lessa, Diretor de Documentação Histórica que auxiliou na organização do acervo, explica que os presentes foram objetos que Temer ganhou de forma pessoal e não como Chefe do Estado.

Presentes que o presidente ganhou ou trocou durante viagens oficiais fazem parte do acervo da presidência.

Fonte: G1
Créditos: Caroline Andrade