Matéria do Fantástico acusa Tyrone de roubo de água nas várzeas de Sousa - VEJA O VÍDEO

A outra metade é roubada no caminho. O ex-prefeito de Sousa Fábio Tyrone (PSB) está entre os empresários que desviam o precioso liquido para irrigação de plantio de cocos em sua fazenda particular nas várzeas de Sousa.

201507090252060000009051

O Fantástico da Rede Globo exibiu matéria sobre desvio de Água no Projeto Várzeas de Sousa na zona rural da cidade sorriso da Paraíba. Segundo a reportagem, numa região onde a água faz tanta falta, a única coisa que não falta de verdade é o desvio. O Fantástico mostrou o lugar onde o consumidor só recebe metade da água que sai da fonte. A outra metade é roubada no caminho. O ex-prefeito de Sousa Fábio Tyrone (PSB) está entre os empresários que desviam o precioso liquido para irrigação de plantio de cocos em sua fazenda particular nas várzeas de Sousa.

VEJA O VÍDEO DA REPORTAGEM:

O presidente do TCE-PB, conselheiro Arthur Cunha Lima, lembrou que todo o levantamento desses dados tem como lastro as auditorias realizadas pela Corte, que registram todos desvios de recursos públicos em sistemas próprios como o Sagres (Sistema de Acompanhamento da Gestão dos Recursos da Sociedade) e Tramita (Sistema de Tramitação Eletrônica de Processo). “O TCE treinou promotores de Justiça, que têm acesso a esses dados e senhas individuais e intransferíveis para consulta de toda essa documentação. As auditorias operacionais que são realizadas pelo TCE também são fontes minuciosas e oficiais de acompanhamento do uso de recursos públicos pelos gestores”, observou.

Neste domingo, o programa da Rede Globo chama a atenção para as descobertas do TCE a partir dessas auditorias. Um dos entrevistados na reportagem é o conselheiro Fernando Catão, relator das auditorias.

“Na região Nordeste, onde a água faz tanta falta, a única coisa que tem de sobra de verdade é o desvio. Domingo, o Fantástico mostra o lugar onde o consumidor só recebe metade da água que sai da fonte. A outra metade é roubada no caminho.”, diz a chamada do programa.

A matéria diz respeito a roubo de água numa região que atravessa uma grande seca onde colonos do Projeto Varzeas de Sousa pagam caro pelo consumo de água, ao contrário de apadrinhados políticos a exemplo do ex-prefeito Fábio Tyrone, conforme disse a reportagem.

Fonte: http://portalsousa.com.br/
Créditos: http://portalsousa.com.br/