parceria?

Marina Silva se aproxima de Luciano Huck para fortalecer campanha

"Ontem foi uma conversa com a coordenação do movimento Agora!, que é movimento de renovação política, da qual o Luciano faz parte"

A pré-candidata à Presidência Marina Silva – Daniel Marenco / Agência O Globo

A pré-candidata da Rede Sustentabilidade, Marina Silva, afirmou nesta quinta-feira que está em um processo de aproximação com o movimento Agora!, que possui entre seus fundadores o apresentador Luciano Huck. Ela disse que, em um jantar na casa do apresentador, realizado na quarta-feira, integrantes do grupo expressou o desejo de contribuir com seu programa de governo, em especial, na parte de gestão.

— Ontem foi uma conversa com a coordenação do movimento Agora!, que é movimento de renovação política, da qual o Luciano faz parte. Ele tem um impedimento em função de sua profissão de participar de movimentos políticos e essa foi a decisão dele, e ela é coerente com a sua escolha, mas nada o impede de sendo parte do movimento fazer um encontro onde os dirigentes do movimento Agora! puderam ali expressar seu desejo de contribuir com o programa. Tem várias pessoas com competências para ajudar na parte de gestão e foi essa discussão que foi feita — afirmou Marina Silva, durante atividades da pré-campanha em Cabo Frio, na região dos Lagos, no Rio.

A ex-ministrs disse que, há alguns meses, o partido ensaia uma aliança com o movimento e lembrou que a Rede já assinou uma carta compromisso do grupo. Além disso, pessoas que integram o Agora! vão disputar cargos eletivos pela Rede.

— O movimento Agora! já está caminhando com a Rede, porque tem vários candidatos deles que estão saindo pela Rede em diferentes estados. Já assinamos uma carta compromisso em Brasília. Foi um desdobramento (o jantar) desse processo de aproximação que já vinha ocorrendo — explicou Marina.

Ao comentar sobre os problemas da segurança pública do Rio, Marina disse que a intervenção foi uma saída extrema para o caso, mas não é a solução. Ela disse que o governador Luiz Fernando Pezão se declarou “incompetente” para gerir a questão.

— A intervenção é uma saída extrema para um estado que se declarou falido pelo seu próprio governador nas finanças e na segurança. Foi um governador que se declarou incompetente para cuidar do problema de segurança — disse ela. — Com certeza não é essa a solução.

A segurança pública foi negligenciada pelo governo federal deixando apenas nas mãos dos governadores e hoje temos uma situação de descontrole em vários estados da federação.

Para ela, é necessário fazer um plano nacional de segurança pública para promover a integração das polícias, a investigação de ciclo completo, uso da inteligência e a valorização dos policiais com formação continuada e melhores salários.

Marina voltou a afirmar que defende o estado laico e “o governo laico é para todos”. Disse ser contra a legalização das drogas o aborto, mas acha que a sociedade precisa debater as medidas via um plebiscito.

— Eu não sou favorável a legalização das drogas e defendo um plebiscito (sobre o tema) desde 2010. Nas democracias evoluídas é assim que esses temas são debatidos — disse. — Eu sou contra o aborto, ninguém pode defender que se tenha como método contraceptivo o aborto. Nenhuma mulher deseja isso. Em cima dessa base comum, vamos igualmente fazer o debate junto com a sociedade — completou.

Marina cumpriu nesta quinta-feira uma série de atividades com o candidato à prefeito de Cabo Frio Dr. Adriano, da Rede Sustentabilidade. A cidade terá novas eleições no domingo, porque o TRE do RJ anulou a eleição de 2016 por considerar que o candidato eleito, Marquinho Mendes (MDB), cometeu abuso de poder econômico e político. Também nesta quinta-feira, o emedebista teve seu registro indeferido pelo TRE. Atualmente, a cidade é administrada por Aquiles Barreto (Solidariedade), presidente da Câmara.

Fonte: O Globo
Créditos: JULIANA DAL PIVA