“Dirceu ladrão”

Manifestantes pró e contra Dirceu entram em confronto no Sudoeste - VEJA VÍDEO

A confusão teve início depois que um defensor do político quebrou uma placa ostentada pelo grupo oposto com os dizeres “Dirceu ladrão”. Nesse momento, manifestantes contrários ao ex-ministro rasgaram uma faixa dos simpatizantes do petista. O tumulto foi registrado em vídeo. Até as 18h40, cerca de 50 pessoas permaneciam no local. Os grupos continuaram trocando ofensas e filmando a confusão por cerca de quinze minutos. Depois, se afastaram. Aqueles que protestam contra o ex-ministro ficaram mais próximos à sacada do prédio onde ele está. Já os favoráveis se posicionaram no lado contrário do edifício


Cerca de 50 militantes estavam no local durante a confusão. Polícia só chegou após o tumulto, por volta das 18h40

Um princípio de confronto eclodiu no início da noite desta sexta-feira (5/5) entre manifestantes favoráveis e contrários à libertação do ex-ministro José Dirceu, em frente ao prédio onde o petista mora, na quadra 305 do Sudoeste.

A confusão teve início depois que um defensor do político quebrou uma placa ostentada pelo grupo oposto com os dizeres “Dirceu ladrão”. Nesse momento, manifestantes contrários ao ex-ministro rasgaram uma faixa dos simpatizantes do petista. O tumulto foi registrado em vídeo.
Até as 18h40, cerca de 50 pessoas permaneciam no local. Os grupos continuaram trocando ofensas e filmando a confusão por cerca de quinze minutos. Depois, se afastaram. Aqueles que protestam contra o ex-ministro ficaram mais próximos à sacada do prédio onde ele está. Já os favoráveis se posicionaram no lado contrário do edifício.

No momento da briga, não havia policiamento no local. Duas viaturas da Polícia Militar chegaram às 18h40. Os manifestantes permanecem na região e entoam gritos como “Dirceu, ladrão, seu lugar é na prisão” e “golpistas, fascistas, não passarão”. A movimentação de moradores nas sacadas dos prédios próximos também é grande. Por volta das 19h10, a janela do apartamento de Dirceu foi fechada. Às 21h, a manifestação chegou ao fim.

Um dos amigos mais próximos de José Dirceu atualmente, o ex-secretário de Administração do GDF Wilmar Lacerda, esteve no apartamento do petista na noite desta sexta (5). Os dois jantaram e conversaram por cerca de duas horas.

De acordo com Lacerda, o ex-ministro consegue ouvir os protestos, mas nada que o incomode muito. “Está tranquilo”, afirma. Após o fim da conversa, o ex-secretário se juntou aos manifestantes favoráveis ao amigo e afirmou que, neste sábado (6), integrantes do MST devem fazer uma manifestação de apoio a Dirceu.

O bloco A da quadra 305 tem sido palco de protestos desde a quinta-feira (4), quando José Dirceu se instalou no edifício Kopenhagen, onde moram a namorada e a filha caçula do ex-ministro do governo Lula. Ontem, protestos contrários e favoráveis ao político reuniram cerca de 150 pessoas. Às 21h30, durante a chegada do petista, manifestantes chegaram a invadir a garagem do prédio. A PM precisou usar uma bomba de gás para conter os militantes.

Dirceu estava preso desde agosto de 2016, em Curitiba, após ser condenado por envolvimento com a Operação Lava Jato. Nesta semana, ganhou o direito de recorrer em liberdade. Na quarta (3), ele deixou o Paraná e seguiu para Vinhedo (SP). De São Paulo, viajou de carro até o Distrito Federal.

Fonte: metropoles