Saída

Mais uma baixa no PMDB: Saída de Veneziano é tida como "irreversível"

A saída do deputado federal Veneziano Vital do Rêgo dos quadros do PMDB é cada vez mais tida como irreversível nos meios políticos. O ex-prefeito de Campina Grande acumula mágoas e ressentimentos de integrantes da cúpula peemedebista que não o teriam prestigiado à altura em pretensões como a de ser candidato ao governo do Estado. Em 2014, Veneziano chegou a ser anunciado como o postulante da legenda, mas conta que não sentiu firmeza nos apoios nem na estrutura para sedimentar uma candidatura diante do rolo compressor do esquema do governador Ricardo Coutinho (PSB), que pleiteava a reeleição e logrou ser vitorioso.

No momento, Veneziano enfrenta uma batalha interna por defender o apoio do PMDB ao governador Ricardo Coutinho. Especula-se que ele estaria de malas prontas para ingressar no “Podemos”, antigo PTN. Mas o próprio deputado admitiu a este site, recentemente, que não tem dificuldades para ingressar no PSB. A sua expectativa seria a de contar com o apoio declarado do governador Ricardo Coutinho na disputa sucessória estadual em 2018. Ricardo já passou a admitir a possibilidade de concorrer ao Senado. A confiança de Veneziano na facilidade para migrar de partido está na anunciada “janela” que será aberta para balizar disputas a eleições do próximo ano.

Afinidades o deputado demonstra ter com o governador Ricardo Coutinho, de que é exemplo a sua postura votando contra propostas encaminhadas à Câmara pelo governo do presidente Michel Temer. Ele votou contra a terceirização, contra a reforma trabalhista e é tido como voto contrário à reforma da Previdência, a mais controversa de todas. As atitudes de Veneziano estariam contribuindo para dificultar suas chances de permanência no PMDB, inclusive, porque ele tem feito restrições à condução das decisões internas por parte do senador José Maranhão, presidente do diretório regional. À imprensa, o parlamentar tem dito que fará todo o esforço possível para continuar no PMDB, mas reconhece que não é uma equação tranquila diante de dificuldades existentes.

Da parte do recém-criado “Podemos” ecoam acenos para que Veneziano Vital seja recebido com honras, com a perspectiva de vir a assumir a direção estadual, atualmente sob controle do deputado estadual Janduhy Carneiro. A migração de Veneziano do PMDB tende a provocar uma debandada nas hostes partidárias. Ele poderá cooptar o deputado André Amaral para acompanhá-lo na defecção. A nível nacional, o PMDB deflagrou uma ofensiva para impedir a “sangria” nas suas hostes. A legenda encaminhou ao Tribunal Superior Eleitoral uma consulta em que sugere que pode ser considerada “fraude” a janela para troca de partidos prevista para março do ano que vem. Um grupo de deputados de outros Estados já ameaçou deixar o PMDB se a Executiva não reservar parte do Fundo Partidário para financiá-los em 2018.

Fonte: Os Guedes