sucessão

Luiz Fux é eleito sucessor de Gilmar Mendes na presidência do TSE

Rosa Weber será vice-presidente. Mendes destacou que os três formarão parceria em 2018, pois ambos já têm discutido os temas relevantes

Em sessão administrativa na manhã desta quinta-feira (7/12), o Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) elegeu Luiz Fux sucessor de Gilmar Mendes na presidência da corte, a partir de fevereiro. Fux ficará no cargo até 15 de agosto de 2018, quando acabará seu segundo biênio como ministro efetivo do tribunal. Na mesma sessão, Rosa Weber foi eleita vice-presidente do TSE.

Fux, que deve tomar posse no dia 6 de fevereiro, agradeceu a confiança dos ministros. “Para mim, este é um momento de muita emoção porque eu sou juiz de carreira e Deus me permitiu cumprir todas as etapas da minha carreira, inclusive essa no Tribunal Superior Eleitoral”, disse.

“Eu tenho a espinhosa missão de substituir duas excepcionais gestões, a do ministro Dias Toffoli e a de vossa excelência (ministro Gilmar Mendes), e, creio em Deus, estarei à altura do exercício dessa missão”, ressaltou o ministro, eleito após votação simbólica em urna eletrônica.

Gilmar Mendes destacou que a transição será “muito tranquila” e que manterá parceria com Fux e Rosa Weber em 2018. “Todos sabemos que vamos ter uma transição muito tranquila e uma parceria realmente – que já começamos há algum tempo – a três, porque temos discutido todos os temas relevantes. Uma vez que vamos ter em 2018 uma situação que talvez seja marcante e histórica no TSE, quando o Tribunal terá três presidentes (durante o ano)”, afirmou Mendes.

A corte eleitoral é composta por sete ministros titulares – três são oriundos do STF, dois vêm do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e outros dois representam a classe de juristas.

Fonte: Metrópoles
Créditos: Claudio Fernandes