Ditador

Luiz Couto chama Temer de ditador após atos de repressão em Brasília

O deputado Luiz Couto (PT) se manifestou em suas redes sociais sobre os episódios de violência registrados na tarde desta quarta-feira (24), em Brasília, durante manifestação na Esplanada dos Ministérios.

O deputado Luiz Couto (PT) se manifestou em suas redes sociais sobre os episódios de violência registrados na tarde desta quarta-feira (24), em Brasília, durante manifestação na Esplanada dos Ministérios. O petista protestou contra o uso da Polícia e das Forças Armadas para reprimir os manifestantes que promoveram uma série de atos contra o presidente Michel Temer (PMDB) e sua permanência no governo.

O saldo do confronto entre policiais e populares até o início da noite era de 49 feridos e sete presos. “Além de golpista, ilegítimo e usurpador, Michel Temer agora também se proclama como um ditador. Vimos a polícia ser colocada para massacrar e inibir a realização de manifestações”, disse. O parlamentar disse ter sido, ele mesmo, impedido de se juntar ao ato. “Eu mesmo fui impedido de passar porque havia uma cerca para não nos deixar passar para nos juntarmos com aqueles que vieram para uma manifestação legítima para externar sua insatisfação com o que acontece no Brasil”.

O deputado afirmou ainda que “Temer quer exercer a autoridade baixando decreto para fazer o País entrar em estado de sítio”, numa referência à convocação feita pelo presidente das Forças Armadas para conter os protestos. Esta foi a segunda vez que um presidente da República recorreu a uma ação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) contra manifestações violentas desde 1999, quando entrou em vigor a lei que regulamenta o emprego das Forças Armadas, segundo o Ministério da Defesa. Militares só haviam sido convocados para atuar em manifestações no leilão do Campo de Libra, em outubro de 2013.

Esse dispositivo já foi posto em prática em outras ocasiões na capital federal, mas somente para fazer a segurança de encontros da cúpula do BRIC e do Mercosul, da Copa do Mundo e Olimpíadas, das eleições e da visita do então presidente americano Barack Obama, em 2011.

“Esse homem investigado por corrupção e obstrução judicial se assume ditador e chama o Exército por uma semana para instalar um estado de sítio. Vamos dizer não a esse governo e lutar por diretas já. Queremos um governo que possa retomar o desenvolvimento do Brasil e não esse golpista e ditador. Quero conclamar todos para entrarem nessa luta. Não será a violência que irá nos esmorecer. Nenhum direito a menos, Fora Temer e Diretas, já”, resumiu o parlamentar petista.

Fonte: Blog do Gordinho