Livre da cadeia, Jefferson sai candidato em 2018

Condenado no processo do mensalão, o ex-deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ) tentará suspender os efeitos da Lei da Ficha Limpa para voltar ao Congresso em 2018. Após seis mandatos pelo Rio de Janeiro, ele planeja mudar o domicílio eleitoral para se candidatar a uma vaga na Câmara por São Paulo. Nesta quinta (14), o petebista foi autorizado pelo ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, a cumprir o resto da pena em casa. No início da noite de sexta (15), ele ainda estava preso em Niterói (RJ).

14055297

Condenado no processo do mensalão, o ex-deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ) tentará suspender os efeitos da Lei da Ficha Limpa para voltar ao Congresso em 2018. Após seis mandatos pelo Rio de Janeiro, ele planeja mudar o domicílio eleitoral para se candidatar a uma vaga na Câmara por São Paulo. Nesta quinta (14), o petebista foi autorizado pelo ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, a cumprir o resto da pena em casa. No início da noite de sexta (15), ele ainda estava preso em Niterói (RJ).

Pela Lei da Ficha Limpa, Jefferson só poderia concorrer em 2022. Ele quer antecipar a volta com um pedido de indulto no fim do ano. O STF já concedeu o benefício ao ex-deputado José Genoino (PT-SP), condenado no mensalão.

Para advogados ouvidos pelo petebista, o indulto anularia a suspensão de direitos políticos por oito anos. A tese ainda terá que ser julgada pela Justiça Eleitoral.

Pivô da maior crise do governo Lula, Jefferson pretende capitalizar o sentimento anti-PT em São Paulo. Ele já encomendou pesquisas para testar sua popularidade no Estado. Segundo aliados, seria eleito com folga.

O petebista também quer evitar uma divisão dos votos com a filha, Cristiane Brasil (PTB-RJ), presidente nacional do partido. Ela herdou sua base eleitoral na região serrana do Rio e exerce o primeiro mandato de deputada.

Jefferson foi condenado a 7 anos e 14 dias por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Foi preso em fevereiro de 2014 e cumpria a pena em regime semiaberto, com autorização para trabalhar.

Com a progressão para o regime aberto, poderá passar as noites em casa, mas terá que obedecer a algumas restrições, como não ir a bares.

O ex-deputado já pediu autorização à Vara de Execuções Penais para se casar no próximo dia 29, em Três Rios, como antecipou a Folha.

Mesmo afastado, Jefferson faz política nos bastidores. Ele espera concluir nos próximos meses a fusão do PTB com o DEM. A nova sigla teria a quarta maior bancada da Câmara, com 45 deputados. (Da Folha de S.Paulo -Bernardo de Mello Franco)