Lira garante empenho para a construção do Hospital Universitário de Cajazeiras, após encontro com reitor da UFCG

 

Lira_Entrevista (1)

O senador Raimundo Lira (PMDB-PB) garantiu empenho para articular, junto ao Governo Federal, a liberação dos recursos que assegurem a construção do Hospital Universitário de Cajazeiras. E, para isso, já está mantendo contatos nos Ministérios da Saúde e da Educação.

Segundo ele, a construção do hospital é um sonho antigo da população e uma das prioridades de seu mandato. Ele disse que o novo hospital vai fortalecer qualidade do ensino de Medicina em Cajazeiras e levar assistência médica de qualidade à população, que não precisará se deslocar para os grandes centros em busca de atendimento.

O senador paraibano não tem dúvida de que a construção do hospital será uma realidade e vai levar saúde à população do Sertão paraibano. Ele lembrou que, no seu primeiro mandato de senador, trabalhou pela construção da mais moderna escola técnica do Nordeste, na época, um projeto ousado que ninguém acreditava.

 

“Agora estamos apadrinhando a construção do Hospital Universitário de Cajazeiras, que vai compor o ensino de Medicina na região. Hoje, Cajazeiras tem mais de 10 mil estudantes universitários. Então, esse hospital é importante, tanto do ponto de vista da assistência médica, como do ponto de vista do desenvolvimento e aperfeiçoamento do estudo de Medicina” afirmou.

 

Reunião com o Reitor da UFCG – Há poucos dias, em visita a Cajazeiras, o senador Raimundo Lira se reuniu com o reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), José Edílson de Amorim, a quem garantiu esforço para viabilizar os recursos que permitam a construção do Hospital Universitário.

 

O senador solicitou o encaminhamento de documentos, ofício e projeto, com as demandas da instituição. Raimundo Lira também pediu um relatório sucinto de como estão os processos de contratualização com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – Ebserh e de construção do novo hospital universitário de Cajazeiras.

 

Orçada em R$ 168 milhões, a construção do Hospital Universitário de Cajazeiras estava prevista para ser iniciada em 2014, com dinheiro do Programa Mais Médicos, mas os problemas relacionados à demora da adesão da UFCG à Ebserh terminaram atrasando todo o cronograma. O Novo Hospital Universitário de Cajazeiras, conforme garantiu Raimundo Lira, terá capacidade para 200 leitos, voltados para o atendimento em média e alta complexidade.