causa maior

Lideranças políticas se unem para manter agência do Banco do Nordeste em Campina Grande

1484913184269-banco-do-nordesteLideranças políticas e empresarias de Campina Grande, estão travando uma batalha contra o fechamento da agência do Banco do Nordeste localizada na Avenida Assis Chateaubriand, no bairro da Liberdade. O secretário de Desenvolvimento de Campina Grande, Luiz Alberto Leite, disse em entrevista que o prejuízo para a cidade com o fechamento da agência será grande, e inevitavelmente afetará a economia.

– O prejuízo é enorme, a agência do Banco do Nordeste de fomento, o fechamento dessa agência pode parecer que a cidade não está bem economicamente, o que não é verdade. Nossa economia é estável, em certo momento apresenta índice de crescimento, nossa cidade que tem mantido os índices de desemprego na Paraíba no bom posicionamento, temos muitos projetos de investimento sendo implantados na cidade e o empresariado local tem demanda. O fechamento da instituição pode ir na contramão do que está acontecendo, não é bom para Campina Grande – afirmou.

Luiz Alberto afirmou que o banco talvez tenha um problema de planejamento e logística, visto que Campina Grande não possui uma economia em declínio que justifique a retirada.

– Como se fecha uma agência que faz três ou menos de três anos que foi implantada? Isso mostra uma certa falta de programação e logística do banco. Nós vamos trabalhar juntos para que essa agência permaneça. É inadmissível o fechamento da agência – disse o secretário. Ele destacou que uma correspondência vai ser entregue ao presidente do BNB para viabilizar a permanência da agência em Campina Grande e disse que espera que a agência seja mantida. Disse ainda que o banco representa a pujança da economia do município.

– Os bancos sabem que Campina Grande é uma cidade captadora e que as ações da Secretaria de Desenvolvimento em tentar atrair investidores e negócios para a cidade constatam que a gente continua no ramo certo – frisou.

. O empresário Dalton Gadelha também frisou que o possível fechamento da agência pode causar um mal-estar.

– Fechar uma agência dá impressão de que a cidade está no declínio financeiro e isso não é verdade. Isso é uma política do banco, que sabemos até respeitar essa política de contenção de despesas nesse momento da economia, mas isso não traduz que a economia de Campina Grande esteja em queda. Estamos acima de crescimento da média nacional. Essa questão provocaria nesse momento um duplo efeito, um efeito da mobilidade do banco, efeito de mais recursos, efeito psicológico sobre as pessoas e o empresariado de Campina Grande – falou.

Os empresários prometem fazer todos esforços, criar metas e s redigir um documento assinado por todas associações para ser s encaminhado para direção do banco.

O prefeito Romero Rodrigues adiantou que vai solicitar uma audiência com o presidente do banco, Para ele, no momento em que a economia dá sinais de recuperação, fechar uma agência do Banco do Nordeste na cidade é uma coisa que não agrada nenhum empresário e nem a população de Campina Grande..

Essa semana Romero Rodrigues, se reuniu na sede do Ipsem, com a presença de lideranças empresariais e do superintendente regional do Banco do Nordeste, Wesley Gonçalves Maciel. O superintendente do Banco do Nordeste na Paraíba, Wesley Maciel, disse que o fechamento da agência localizada na Avenida Assis Chateaubriand faz parte de um processo de reestruturação.

Ele afirmou que a decisão é irreversível e que foi tomada para não prejudicar cidades onde só há uma agência. Wesley disse em entrevista que a agência central do banco em Campina passará por reforma para receber as demandas da outra que encerrará seus serviços na cidade.

Fonte: PB Agora