LIVRO CARO

LIBER PRETIOSA: PF mira em empresários da Paraíba por superfaturamento de 250% de livros infantis

Os contratos sob suspeita foram firmados entre os anos de 2013 e 2016, informou a PF.

 

A Polícia Federal deflagrou na segunda, 17, a Operação Liber Pretiosa, investigação sobre suposta associação criminosa para compra superfaturada e desvios de dinheiro de livros escolares no município de Parnamirim, conhecida como o ‘Trampolim da Vitória’, com cerca de 260 mil habitantes, situada na região metropolitana de Natal. A investigação aponta para corrupção ativa e passiva e peculato por meio da inexigibilidade indevida e fraude à licitação, atribuídos a ex-gestores de Parnamirim e empresários da Paraíba e Pernambuco.

Os contratos sob suspeita foram firmados entre os anos de 2013 e 2016, informou a PF.

Os agentes federais cumpriram mandados judiciais de busca e apreensão expedidos pela 2.ª Vara da Justiça Federal no Rio Grande do Norte na cidade de Parnamirim (RN), na Paraíba na cidade de João Pessoa, e, ainda no município pernambucano de Abreu e Lima e Recife, informa reportagem do Estadão.

A PF mobilizou 38 policiais. O nome da operação, Liber Pretiosa’ significa ‘livro caro’ em latim.

A investigação teve início a partir da informação sobre irregularidades em procedimentos de inexigibilidade de licitação e adesão à ata de registro de preços no âmbito da Secretaria de Educação e Cultura de Parnamirim voltados para a aquisição de livros didáticos e fardamento escolar.

As medidas visam instruir três inquéritos policiais em curso na PF do Rio Grande do Norte, sobre supostas fraudes em três contratos, cuja despesa ao município importou no montante de R$ 8.612.940,00.

Na apuração preliminar foram reunidos indícios da ocorrência de superfaturamento dos contratos, destacou a PF.

Fonte: Estadão
Créditos: Estadão