nesta sexta-feira

Lewandowski suspende queixa do PT contra Bolsonaro por fala sobre ‘fuzilar a petralhada’

“Determino a suspensão da presente representação e do curso do prazo prescricional dos crimes nela referidos até o final da investidura do requerido no cargo de Presidente da República”

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, determinou nesta sexta-feira (1) a suspensão de uma queixa apresentada pelo PT contra o presidente Jair Bolsonaro. Os advogados do partido solicitaram ao STF, em setembro do ano passado, que o capitão fosse investigado por  injúria eleitoral, incitação ao crime e ameaça devido à fala que proferiu durante um comício no Acre: “Vamos fuzilar a petralhada”.

A reclamação do PT veio em meio a um intenso clima de violência que, para além do atentado contra o então candidato, culminou em ataques à vigília pró-Lula em Curitiba e até mesmo o assassinato do mestre Moa do Katendê, apoiador de Fernando Haddad, à época, rival de Bolsonaro.

Lewandowski, no entanto, entendeu Bolsonaro não pode responder por fatos anteriores ao mandato e, por isso, o pedido de providências fica suspenso.

“Determino a suspensão da presente representação e do curso do prazo prescricional dos crimes nela referidos até o final da investidura do requerido no cargo de Presidente da República”, escreveu o ministro em seu despacho.

O PT ainda nãos e pronunciou sobre a decisão.

Fonte: Revista Fórum
Créditos: Revista Fórum