prisão e a extradição

Justiça manda prender ex-presidente do Equador

Ex-presidente vive na Bélgica e, por decisão judicial, deveria se apresentar a cada 15 dias para prestar esclarecimentos a tribunal em Quito. Ele foi indiciado pela tentativa de sequestro do ex-deputado Fernando Balda na Colômbia, em 2010

A Corte Nacional de Justiça do Equador aceitou nesta terça-feira (3) o pedido da Procuradoria Geral do país para solicitar à Interpol a prisão e a extradição do ex-presidente Rafael Correa, após ele não cumprir uma medida cautelar para comparecer ao tribunal em Quito nesta segunda. Ele se apresentou à representação diplomática equatoriana em Bruxelas, em vez disso, já que vive na Bélgica desde maio.

Correa foi indiciado há duas semanas na investigação do suposto sequestro do ex-deputado Fernando Balda na Colômbia em 2010. A juíza Daniella Camacho acolheu o pedido da Procuradoria e determinou que Correa se apresente “a cada 15 dias” em Quito para prestar esclarecimentos sobre o caso.

O Congresso também havia autorizado a investigação de Correa no caso de Fernando Balda.

A Assembleia Nacional declarou “improcedente” o pedido de uma juíza para bloquear a investigação, com o aval de 83 dos 137 deputados.

Os congressistas consideraram que Correa já não exerce a função de presidente e não tem mais as prerrogativas previstas na Constituição para chefe de Estado.

Balda, ex-deputado do Partido Sociedade Patriótica (PSP), afirma que estava em Bogotá em 2012 quando cinco pessoas o colocaram a força em um automóvel, que a polícia colombiana interceptou, frustrando o sequestro.

Fonte: G1
Créditos: G1